Por
Compartilhe
A faculdade de Medicina é conhecida por ser uma das mais desafiadoras e, frequentemente, uma das mais caras. Se você está considerando entrar nesse campo, é fundamental entender todos os aspectos financeiros envolvidos.
Aqui, vamos explorar detalhadamente quanto custa a faculdade de Medicina, abordando desde mensalidades até outros gastos necessários durante o curso. Saiba tudo o que você precisa considerar para planejar sua jornada na área médica com clareza e segurança financeira.
Esses são os principais custos durante a faculdade de Medicina:
A mensalidade, com certeza, é o que mais pode pesar no orçamento, afinal, é o maior custo que um aluno terá. No entanto, é importante entender por que a mensalidade de Medicina é uma das mais altas.
O curso de Medicina precisa oferecer uma estrutura específica, incluindo laboratórios, equipamentos e simuladores de alto padrão. Além disso, é importante que os professores tenham know-how, além de mestrado, doutorado ou especializações.
O valor da matrícula costuma ser o mesmo de uma mensalidade e, normalmente, o aluno precisa pagar ao início de cada semestre.
O material didático será o mesmo que irá precisar para qualquer curso, como caderno, canetas, estojo, dentre outros.
Por outro lado, livros específicos de Medicina são necessários para o curso, principalmente para as aulas teóricas. Alguns livros comuns da faculdade de Medicina são os de princípios de anatomia e fisiologia, Manual de Clínica Médica, Medicina Interna de Harrison, História da Medicina, dentre outros.
Os preços dos livros podem variar bastante, mas os alunos também podem optar por versões em ebook, assim como podem encontrar livros de segunda mão, baixar na internet ou usar os disponíveis na Biblioteca da universidade.
Além do material didático e livros, a faculdade de Medicina também requer que os alunos tenham equipamentos e instrumentos do dia a dia da profissão. Isso é importante para aprenderem a usar os itens com maestria, como também para terem intimidade com as ferramentas de trabalho e suas usabilidades.
Esses itens não necessariamente precisam ser comprados no início da graduação, pois os alunos precisarão realmente quando começarem as aulas práticas.
É muito comum que alunos de Medicina estudem em municípios ou estados diferentes, por diversas razões, como preferência ou por disponibilidade de vaga. E o custo disso também deve ser considerado.
Assim, se esse será o seu caso como estudante de Medicina, é importante contar com o aluguel e o deslocamento como custos da faculdade. Alguns alunos se unem para economizar, dividindo os custos com a moradia ou com transporte. Pense nessa possibilidade.
O estágio de Medicina, que se chama internato, inicia-se nos dois últimos anos do curso. O aluno continua pagando as mensalidades do curso e o que pode variar são seus custos com alimentação e deslocamento, já que passará boa parte do dia em um hospital, uma unidade básica de saúde ou clínica, por exemplo.
Como você viu, o curso de Medicina possui uma mensalidade alta e alguns custos dentro e fora da sala de aula que é preciso considerar.
Se você precisa de uma forcinha para cobrir esses gastos, veja algumas opções.
O ProUni é uma opção para quem quer cursar Medicina em uma instituição de ensino superior particular, com a ajuda de uma bolsa de estudos. Essas bolsas podem ser integrais ou de 50% do valor das mensalidades.
Nem todas as instituições particulares fazem parte do ProUni, mas vale a pena pesquisar. Para tentar a bolsa no ProUni é preciso preencher alguns requisitos.
O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido como Fies, é um dos principais programas de apoio financeiro para estudantes universitários. Ele é voltado para alunos que desejam cursar a graduação em instituições privadas, visando facilitar o acesso à educação superior, especialmente para indivíduos com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O Fies pode cobrir até 100% das mensalidades do curso, dependendo da renda familiar do estudante, com um limite de até R$ 60 mil por semestre.
As vagas para o curso de Medicina usando o ProUni e o Fies são muito escassas, porém, outra opção viável é o financiamento privado.
Existem muitas opções disponíveis e com diversas condições para o aluno escolher, portanto, não deixe de conferir.
Aqui na Uniredentor, por exemplo, temos várias opções com condições excelentes para alunos que sonham em cursar Medicina.
Fale conosco e conheça as melhores possibilidades para você. Clique e saiba mais sobre o financiamento para Medicina na Uniredentor.
Todo esforço e custo vale a pena!