CPA

Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação ou CPA é um comitê formado por representantes do corpo discente e docente, funcionários técnico-administrativos da faculdade e representantes da sociedade civil, com o propósito de sistematizar as atividades de avaliação institucional, em como estimular e promover um ambiente de permanente autoavaliação dos atores que desenvolvem alguma interface com a academia. Devem atuar de forma autônoma da Instituição.

A Avaliação Interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas.

A avaliação interna ou autoavaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição. Este documento sintetiza o processo de ações desenvolvidas e realizadas pela CPA, efetuadas no ano de 2022, visando demostrar as atividades promovidas dentro do planejamento e sensibilizações da avaliação institucional.

Representantes do Corpo Docente

Cileny Carla Saroba Vieira Thomé
Rômulo Rodrigues Coelho Delfino de Souza

Representantes do Corpo Discente

Alexandre Batista Arantes
Roberta Oliveira Bastos Xavier

Representantes da Comunidade Civil Organizada

Ângela Maria Vitarelli Leal de Castro
Marino Guedes Pani Junior

Representantes do Corpo Técnico-Administrativo

Ana Cristina Rocha Almeida

Samara Batista Fonseca de Araújo

Normas

Confira as Normas da Comissão Própria de Avaliação

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃOCPA foi instituída pela LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Lei 10.861, de 2004

Portaria Nº 2051_2004

Nota Técnica / 62-2014 - Relato Institucional

Nota Técnica / 65-2014 - Relatório CPA

Relatórios de Avaliação

• Metodologia

O levantamento de dados pela CPA se dá através de método quantitativo, com a utilização de um questionário estruturado, cujos conteúdos abrangem as dez dimensões previstas pelo SINAES. O instrumento busca, através dados obtidos junto ao corpo docente, discente e técnico administrativo, traçar um perfil dos usuários da instituição, bem como avaliar suas instalações físicas, os processos de caráter pedagógico e a gestão institucional.

O questionário é composto por questões objetivas nas quais o respondente indica através de uma escala de valores o grau de satisfação que determinado item apresenta.

A avaliação se dá semestralmente com questões relacionadas as dez dimensões regulatórias do SINAES. Além de questões pertinentes a esses indicadores, todos os semestres, os alunos ainda avaliaram individualmente o desempenho de cada docente com os quais teve contato no semestre e o professor da mesma forma avalia o desempenho e comprometimento das turmas às quais lecionou no período. Além dos questionários voltados para os discentes, os docentes também respondem questionário conforme a mesma divisão das dimensões.

Apesar de o questionário ser um instrumento importante para a confecção dos relatórios parciais e final da CPA, não é o único processo avaliativo que esta comissão possui. A CPA ainda promove a análise dos projetos pedagógicos dos cursos da IES, a análise dos relatórios de comissão externa de avaliação, bem como as análises dos relatórios e desempenho discente no ENADE, contribuindo efetivamente para elaboração dos relatórios e de norteamento para propostas de melhorias para a mantenedora da IES.

• Objetivos

Concebendo a relevância do processo de Autoavaliação Institucional, a CPA do UniREDENTOR tem como objetivos:

• Identificar as principais fragilidades da IES

• Reconhecer as potencialidades que podem ser exploradas

• Elaborar os relatórios de autoavaliação e encaminhar ao órgão regulatório.

• Apresentar e os relatórios ao Gestor;

• Discutir juntamente com o Gestor, as estratégias e ações pertinentes, bem com seu cronograma de execução.

• Acompanhar a execução do Plano de Ação estabelecido;

• Discutir e avaliar constantemente o processo de autoavaliação institucional.

➪ RELATÓRIO CPA 2022

➪ RELATÓRIO CPA 2023

➪ RELATÓRIO CPA 2024

Melhorias

A partir da análise dos resultados gerados pela avaliação da CPA, a Gestão Institucional estabelece um plano de ação e melhorias, tendo como meta a melhoria dos pontos indicados como fragilidade pela comunidade acadêmica.

A partir de avaliações anteriores, diversas melhorias já foram conquistadas, confira algumas abaixo:

➪ Acesse nosso álbum de melhorias!

Egressos & Pós-Graduação

Nesta seção, você terá acesso a informações relevantes sobre nossos egressos e programas de pós-graduação. Encontre relatórios de avaliação de egressos, detalhes sobre nossos programas de pós-graduação, bem como informações sobre o Programa de Acompanhamento de Egressos. Além disso, disponibilizamos links úteis para facilitar sua busca por informações adicionais.

Samara Laviola Pedrosa

Arquitetura e Urbanismo, 2016

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo

Durante minha vida busquei sempre pela excelência para cada etapa que me propus a cumprir. Nunca acreditei na palavra impossível e sim na forma que faria para chegar lá. Foi assim que a Redentor surgiu na minha vida e me trouxe a oportunidade de cursar arquitetura da forma mais completa e enriquecedora possível. Curso esse que me tornou quem sou hoje, e faz dos meus dias uma ferramenta de sonhos. Hoje retornando a Redentor como mestre e professora, reforça o quão importante é buscarmos por uma base de ensino de qualidade, a qual me passou conhecimento e segurança para continuar concretizando sonhos, agora não só meus, mas também dos meus queridos alunos.

Raul Luiz de Oliveira Lima

Fisioterapia,2010

Docente

Olá, meu nome é Raul e sou egresso do UniRedentor. Concluí a graduação em fisioterapia no ano de 2010 e desde 2012 participo do quadro de docentes. Também tive o privilégio em concluir outras três pós-graduações entre os anos de 2011 e 2017 na própria instituição. Afirmo com solidez que tal trajetória foi indispensável para minha evolução profissional, maturidade acadêmica e diferenciação no mercado de trabalho. É uma satisfação ter estudado no UniRedentor e poder fazer parte desse time brilhante.

Hendrio Rtchele Silva

Graduado em Fisioterapia UniRedentor/Afya - 2019

Coordenador do Núcleo de Ligas Acadêmicas – UniRedentor/Afya

Docente dos cursos SHE (Saúde, Humanas e Extras) – UniRedentor/Afya

Preceptor de Estágio do curso de Fisioterapia – UniRedentor/Afya

Como docente no UniRedentor, posso dizer que a experiência tem sido gratificante em muitos aspectos. Trabalhar no mesmo local onde me formei e ter a oportunidade de transmitir conhecimentos e experiências para novas gerações de estudantes é uma sensação única, ver o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo, ver a evolução dos estudantes, desde o momento em que chegam na instituição, muitas vezes inseguros e cheios de dúvidas, até o momento em que se formam, mais confiantes, seguros e preparados para enfrentar novos desafios, mesma experiência que vivenciei durante minha formação. Além disso, poder contribuir para a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem, mantendo contato com antigos professores, o que é muito enriquecedor. Posso trocar experiências, discutir ideias e aprender com pessoas que têm um histórico e uma bagagem muito grande. Por fim, trabalhar no UniRedentor me proporciona uma sensação de continuidade e pertencimento. Sinto-me parte de uma comunidade acadêmica que contribui para a formação de novos profissionais e para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Tatiane Coutinho da Silva

Psicologia, 2021

atualmente: Psicóloga do Núcleo de Experiência Discente (NED)

Ser egressa e ter a oportunidade de iniciar minha jornada como profissional aqui na UniRedentor é uma grande satisfação. Todos os dias consigo perceber que a minha formação foi de qualidade porque consigo prestar um bom serviço, sempre pautado na ética, olhando para cada pessoa como um ser humano único e valioso. Tornar-me psicóloga formada por essa IES me fez aprender muito e reconhecer que toda a dedicação na construção do curso de Psicologia da UniRedentor foi pautada em amor, seriedade e ética, objetivando a formação de grandes Psicólogos. Atualmente ser Psicóloga no Núcleo de Experiência Discente (NED) me permite ser o acolhimento e apoio que todo aluno precisa ao longo da caminhada no ensino superior. Sou grata por cada ensinamento e pela dedicação do time UniRedentor em construir bons profissionais.

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📝 De 02 a 20 de outubro, é a sua chance de fazer a diferença na sua instituição.

Sua opinião é fundamental para promover melhorias contínuas.💪

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