O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, é um órgão de apoio didático-pedagógico, vinculado à Coordenação Acadêmica da UNIREDENTOR. Constitui-se como órgão de análise, orientação, apoio do processo educacional da Instituição.
Objetivos:
Ana Karina Mendonça de Souza
[email protected]
Cileny Carla Saroba Thomé
Patrícia Passos Martins
Rômulo Rodrigues Coelho Delfino Souza
Rozileia Silva Leonardo
O Centro Universitário Redentor adota a inclusão e acessibilidade como um valor para além da mera obrigação.
A Agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, busca garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa e promover oportunidade de aprendizagem permanente para todos (ONU, 2015). Muito além dos compromissos implementados por lei, compreendemos a inclusão, acessibilidade e a diversidade como um valor para a sociedade contemporânea, por isso nos guiamos pela consciência de que antes de tudo, somos todos seres humanos, lutando pelos mesmos direitos e por uma educação de qualidade!
Nosso intuito é o estabelecimento de projetos educativos que viabilizem o exercício da cidadania e combatam a exclusão, preparando nosso ambiente para receber pessoas com diferentes características, minimizando lacunas ainda presentes entre os direitos adquiridos e a efetivação do acesso e permanência dos discentes no ensino superior, provendo condições que visem à aprendizagem de qualidade.
A Comissão de Inclusão e Acessibilidade do UniRedentor trabalha questões relacionadas às principais formas de INCLUSÃO e ACESSIBILIDADE que devem estar presentes na Instituição. Sua política é pautada na concepção de que a inclusão das pessoas com deficiência, transtornos funcionais específicos, entre outros, no ensino superior envolve ingresso, permanência, acessibilidade pedagógica e curricular, acessibilidade na comunicação, acessibilidade arquitetônica, técnica e atitudinal.
Tatiane Coutinho da Silva
WhatsApp:
☏ (22) 98812-8243
Telefone:
☏ (22) 35131477 (Ramal 303)
O Núcleo de Experiência Discente - NED (antigo CASA) é o espaço de atendimento às necessidades cotidianas dos discentes. Constitui-se por uma equipe multidisciplinar responsável por acolher, orientar e conduzir os alunos de todos os cursos da IES, presenciais e a distância, em questões acadêmicas e pessoais, prestando atendimento humanizado, ético e assegurando a equidade de condições para o exercício da vida acadêmica.
Dentre tantos serviços ofertados, destacamos:
Suporte Psicopedagógico, pelo o qual o discente recebe atendimento psicopedagógico, incluindo auxílio para organização de suas atividades.
Suporte Fonoaudiólogo, que tem o objetivo de auxiliar o discente em relação à linguagem oral, no que diz respeito à dicção e oratória, na comunicação com o público, assim como em relação à linguagem escrita, a fim de promover um bom desempenho acadêmico.
Suporte psicológico, ofertado por meio do atendimento psicológico ao discente, com o intuito de proporcionar um momento de acolhimento, escuta e apoio aos discentes que estejam enfrentando desafios emocionais.
Coordenação da Comissão de Inclusão e Acessibilidade, o NED é responsável por coordenar a Comissão de Inclusão e Acessibilidade do Centro Universitário Redentor e demais ações que visem à promoção da acessibilidade e da inclusão em suas diversas esferas.
Gestão do Programa Monitorias, que tem por objetivos realizar o processo de seleção, acompanhar as atividades de Monitoria, realizar capacitação com os Monitores, dar suporte à realização das atividades, encaminhar para administração os contratos, pagamentos de bolsas e certificados e controlar a assiduidade e frequência do Monitor.
Gestão do Programa Líderes de Turmas, que tem por objetivos realizar o processo de seleção, capacitação com os Líderes, acompanhar e oferecer suporte à realização das atividades de liderança.
Conte com o NED durante sua jornada acadêmica neste Centro Universitário!
Tatiane Coutinho da Silva
[email protected]
WhatsApp:
☏ (22) 98812-8243
Telefone:
☏ (22) 35131477 (Ramal 303)
Presencial:
De segunda a sexta das 8h às 20h
Como Centro Universitário, o UniREDENTOR/Afya se apoia no tripé "Ensino, Pesquisa e Extensão", fundamental para a formação no ensino superior. De um lado, a atividade de Ensino configura-se como o elo entre o UniREDENTOR/Afya e a sociedade beneficiada pela geração de conhecimentos, solidificando a missão institucional. Do outro, é por meio da Pesquisa e Extensão que se estabelecem as oportunidades e ganhos que fomentam e permitem a constante renovação do espaço da instituição de ensino, revitalizando o processo de ensino-aprendizagem.
Na relação estabelecida entre academia e comunidade, por meio de programas, projetos, prestação de serviços, cursos e demais atividades vinculadas à Extensão e Pesquisa, ambos se enriquecem com a integração permitida à construção de conhecimentos, a partir de uma política multidisciplinar e abrangente, com atitude social responsável, ampla e participativa, aproveitando e valorizando os recursos humanos, de forma que se possa desenvolver:
• Troca de saberes sistematizados entre os conhecimentos acadêmicos e empíricos;
• A democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da IES nas comunidades;
• Instrumentalização do processo dialético da relação teoria-prática;
• Favorecimento de um trabalho interdisciplinar que beneficia a visão integrada do social;
• Identificação e atendimento das demandas sociais articuladas com as políticas e prioridades institucionais;
• Estímulo ao desenvolvimento de projetos e atividades de prestação de serviços à comunidade e de interesse institucional.
A Extensão Universitária do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya) tem os seguintes objetivos:
I. Evidenciar a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão nas ações realizadas;
II. Fomentar o comprometimento da comunidade universitária com interesses e necessidades da sociedade, em todos os níveis, estabelecendo mecanismos que relacionem o saber acadêmico a outros saberes;
III. Democratizar o conhecimento acadêmico e a participação do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya) junto à sociedade;
IV. Contribuir positivamente para o desenvolvimento da consciência social e política dos acadêmicos;
V. Participar criticamente das propostas que objetivem o desenvolvimento local e regional, econômico, educativo, científico, tecnológico, social, esportivo, cultural e artístico;
VI. Enriquecer os currículos dos cursos de graduação e pós-graduação com ações educativas significativas e transformadoras;
VII. Sistematizar os conhecimentos produzidos;
VIII. Vivenciar a responsabilidade social no cotidiano;
IX. Possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do país.
Compete à Coordenação de Extensão Universitária:
I. Acompanhar e manter registro atualizado do andamento das atividades desenvolvidas pela Coordenação;
II. Apresentar aos setores competentes relatórios periódicos das atividades realizadas e promovidas;
III. Cumprir e fazer cumprir as disposições deste Regimento e as demais normas pertinentes;
IV. Identificar as necessidades das comunidades internas e externas para execução de programas, projetos e cursos;
V. Promover e estruturar atividades de extensão, junto com os Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação;
VI. Coordenar as ações de formação (educação) continuada em parceria com as Coordenações de Curso, a Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização;
VII. Prestar o apoio operacional e organizacional, anterior e posterior, para a realização dos eventos do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya);
VIII. Controlar, por meio de lista de presença, a frequência de discentes e do público externo a eventos da IES;
IX. Produzir dados técnicos e gráficos a partir do inciso VIII deste artigo;
X. Emitir os certificados de comparecimento dos discentes e dos docentes aos eventos institucionais.
A atividade de extensão deve ser compreendida em sua dimensão interativa com o ensino, permitindo-se a leitura da prática social. Os questionamentos suscitados a partir dessa prática representam alguns dos elementos necessários ao desenvolvimento da pesquisa, completando-se, dessa forma, a desejável tríade ensino/pesquisa/extensão. Nesse sentido, o elo maior da atividade de extensão é o projeto acadêmico, no qual estarão envolvidos, além do docente, alunos de graduação.
Todos os elementos norteadores de uma instituição de ensino superior em Araguaína passam pelo reconhecimento da necessidade social desse empreendimento. Através de uma política consistente de extensão pode-se fazer o repasse imediato à comunidade do conhecimento trabalhado e produzido na Instituição.
A competência técnico-científica instalada na Instituição, qualificada por seu corpo docente e pela consolidação de sua base de pesquisa deverá ser utilizada para o desenvolvimento de projetos de consultoria e assessoria aos diversos segmentos econômicos da região.
Entende-se por Curricularização da Extensão a inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação, sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços à comunidade externa das unidades do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya), sob a perspectiva de uma transformação social por meio das ações de estudantes orientados por professores, podendo contar também com a participação dos colaboradores.
São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante, nos termos deste Regimento, e conforme normas institucionais próprias.
Annabelle de Fatima Modesto Vargas
✉ [email protected]
➪ REGIMENTO INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
➪ REGIMENTO INSTITUCIONAL DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
➪ EDITAL PROGRAMA NACIONAL DE EXTENSÃO
A pesquisa científica constitui uma importante vertente no processo de aprendizado, uma vez que, na atualidade, o processo de ensino não se fundamenta na mera transmissão passiva de conhecimentos. Neste contexto, as instituições de ensino superior passam a se preocupar com a formação de profissionais ativos, na busca de informações que possibilitem a resolução de situações-problema.
Assim, a promoção da prática da pesquisa científica no processo de formação do estudante de graduação e de pós-graduação é uma ferramenta fundamental na busca pela formação de profissionais aptos à prática plena, na qual, além de conhecimentos básicos para a prestação de serviços, também possui atributos investigativos, o que possibilita a eficácia numa atuação profissional completa.
Diante disso, a implementação de Programas de Iniciação Científica e de Pesquisa, constituem um importante instrumento na promoção de linhas de pesquisa acessíveis a graduandos e pós-graduandos em diversos estágios do processo de formação, promovendo a formação de um indivíduo capaz de identificar, indagar e promover a busca de conhecimentos por meio da pesquisa científica.
As atividades de pesquisa são definidas de acordo com as linhas de pesquisa estabelecidas pelos colegiados de cursos, bem como pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pela Comissão de Pesquisa e Iniciação Científica com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização. São publicados editais anuais de concessão a bolsas de pesquisa que compõem o Programa de Iniciação Científica e de Pesquisa da UniRedentor, como forma de promover e incentivar a pesquisa junto à comunidade acadêmica.
São objetivos do PIC do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya):
I. Formar o discente de graduação de modo integral, na perspectiva da construção do pensamento crítico e do estímulo e desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas;
II. Consolidar na Instituição uma prática acadêmica de inserção de discentes de graduação na pesquisa científica, a partir do seu envolvimento com as atividades de estudos desenvolvidas pelos docentes por meio do GP;
III. Preparar os discentes de graduação para o mercado de trabalho e para os programas de pós-graduação;
IV. Proporcionar ao discente de Iniciação Científica a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, a partir das condições criadas pelo confronto direto com problemas de pesquisa;
V. Incentivar projetos que visem uma sinergia entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
VI. Estimular a articulação da cientificidade entre a graduação e a pós-graduação;
VII. Incentivar a divulgação do saber científico, a partir da publicação de artigos e da participação discente em eventos de iniciação científica;
VIII. Contribuir para a consolidação dos Grupos de Pesquisa da Instituição.
O PIC do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya) oferece como benefícios àqueles que participam:
I. Certificado de participação na Iniciação Científica;
II. Participação e publicação de trabalhos em eventos científicos;
III. Conhecimento e aplicação da metodologia da pesquisa científica;
IV. Qualificação para os cursos e programas de pós-graduação Lato e Stricto Sensu, respectivamente;
V. Qualificação do currículo profissional.
O Programa de Iniciação Científica (PIC) do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya) possui como modalidades de acesso:
I. Bolsista: Esta modalidade acessa o programa por meio de edital específico proclamado pela Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização em época previamente agendada e prevê a concessão de Bolsa;
II. Voluntário: Esta modalidade acessa o programa por meio de edital específico proclamado pela Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização em época previamente agendada e não prevê a concessão de Bolsa;
➪ EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2023-2024
➪ EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2023-2024 RETIFICADO
➪ MODELO DE PROJETO DE PESQUISA
Fabrizio dos Santos Cardoso
✉ [email protected]
➪ REGIMENTO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
➪ REGIMENTO INSTITUCIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA
O TCC constitui uma atividade curricular obrigatória, de responsabilidade do discente do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya) e sob a orientação de um professor, preferencialmente, de seu curso de graduação.
O TCC obedece aos seguintes princípios:
I. A investigação como método de conhecimento e de ensino-aprendizagem;
II. A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica do educando;
III. A integração entre teoria e prática na produção do conhecimento;
IV. A produção do conhecimento como prática social historicamente situada;
V. A interdisciplinaridade como norte para o desenvolvimento do conhecimento científico;
VI. A responsabilidade social do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya) com a comunidade em que está inserida;
VII. A realidade local como laboratório crítico-reflexivo para os discentes e docentes pesquisadores.
O TCC do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR - Afya) tem por objetivos:
I. Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa.
II. Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação.
III. Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas.
IV. Estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados.
V. Intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade.
VI. Estimular a construção do conhecimento coletivo.
VII. Estimular a interdisciplinaridade.
VIII. Estimular a inovação tecnológica.
IX. Estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido.
X. Estimular a formação continuada.
Fabrizio dos Santos Cardoso
✉ [email protected]
Os objetivos do Núcleo de Inovação e de Empreendedorismo, em relação às atividades de inovação científico-tecnológicas, são:
I. Propor uma política de inovação para o Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya), de forma a estimular o envolvimento e participação da comunidade acadêmica na implementação e execução de tal política;
II. Fomentar no âmbito do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação tecnológica e inovação social, voltados para os diversos setores da sociedade;
III. Promover a disseminação da inovação tecnológica, da cultura empreendedora e da propriedade intelectual nos diferentes níveis de ensino, pesquisa e extensão;
IV. Promover o fortalecimento da extensão tecnológica para a inclusão produtiva e social, criando ambientes de estímulo à inovação;
V. Estimular a cooperação com entidades representativas da sociedade civil, empresas e órgãos públicos através do apoio técnico na preparação de projetos cooperativos e em acordos entre o Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) e seus parceiros;
VI. Fomentar e promover o desenvolvimento, a difusão e a divulgação de tecnologias sociais;
VII. Estimular o desenvolvimento da cultura da inovação nas micro, pequenas e médias empresas, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Compete ao Núcleo de Inovação e de Empreendedorismo, no tocante às atividades de inovação científico-tecnológicas:
I. Proceder a avaliação prévia e a emissão de parecer fundamentado acerca de todos os projetos que dispõem sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya), em consonância com o disposto no artigo 1º deste Regimento;
II. Emitir parecer sobre afastamento de docentes ou grupo de docentes do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) para execução de projetos, desde que não comprometa as atividades de ensino;
III. Estimular parcerias com pessoas jurídicas de direito público ou privado, estatutariamente instituídos para fins de pesquisas;
IV. Implementar, na medida do possível, políticas de formação de recursos humanos, capacitando-os para fortalecimentos dos projetos de interação e formação de pesquisas;
V. Implementar uma política de propriedade intelectual e de inovação tecnológica;
VI. Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferências de tecnologia;
VII. Avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa para o atendimento das disposições da Lei nº 10.973/04;
VIII. Avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção na forma do art. 23 do Decreto nº 5.563/05;
IX. Manifestar-se sobre a conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas no Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya);
X. Opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas no Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya), passíveis de proteção intelectual;
XI. Acompanhar os procedimentos dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual d o Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya);
XII. Elaborar as rotinas necessárias para a viabilização dos objetivos do o Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya);
XIII. Fornecer as informações de que trata o parágrafo único do art. 18 do Decreto nº 5.563/05;
XIV. Manifestar-se previamente sobre os contratos, convênios, acordos de cooperação e demais instrumentos jurídicos congêneres relacionados a projetos de pesquisa científica e tecnológica, bem como de propriedade industrial e direitos autorais.
Os objetivos do Núcleo de Inovação e de Empreendedorismo, em relação às atividades de empreendedorismo, são:
I. Difundir a cultura do empreendedorismo e inovação entre as comunidades docentes e discentes;
II. Desenvolver projetos de cooperação com organizações e atores institucionais do sistema de empreendedorismo e inovação;
III. Apoiar novos empreendedores na definição e operacionalização de seus negócios;
IV. Canalizar ações que tenham como foco o empreendedorismo social e desenvolvimento local sustentável;
Compete ao Núcleo de Inovação e de Empreendedorismo, no tocante às atividades de empreendedorismo:
I. Contribuir para a estruturação de modelos de negócios inovadores de alunos, egressos e comunidades em geral, em economia criativa, microempresa, em parceria com instituições pública e privada;
II. Propor e realizar eventos, seminários e palestras de sensibilização sobre empreendedorismo e inovação;
III. Criar, junto ao corpo docente, espaço de reflexão e sensibilização voltada ao empreendedorismo e a inovação de modelos de negócios em economia criativa e microempresa;
IV. Articular com organizações públicas e privadas para a concretização de ações de ensino, pesquisa e extensão que fortaleça e dissemine a cultura empreendedora e de inovação;
V. Atuar de maneira consultiva, oferecendo um suporte técnico e pedagógico aos cursos de graduação, pós-graduação e demais núcleos da IES que demandem ações relacionadas a empreendedorismo e inovação;
VI. Desenvolver ações de cooperação com empresas e atores institucionais do sistema empreendedorismo e inovação;
VII. Elaborar relatórios semestrais das atividades realizadas pelo Núcleo e apresentar a Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização;
VIII. Apresentar anualmente a Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização o plano de trabalho e o respectivo cronograma de ações a serem executadas.
Rodrigo Alvaro Brandao Lopes Martins
✉ [email protected]
➪ REGIMENTO INSTITUCIONAL DE INOVAÇÃO
➪ REGIMENTO INSTITUCIONAL DE EMPREENDEDORISMO
As ações de Internacionalização no grupo AFYA têm como objetivo principal transpor as barreiras geográficas e proporcionar aos universitários o aprimoramento da formação humana e acadêmica, por meio de experiências em instituições estrangeiras, de forma remota “at home” ou com mobilidade “abroad”. A Internacionalização abroad inclui todas as formas de mobilidade acadêmica. Com isso, é possível fomentar a participação dos nossos professores e universitários em eventos acadêmicos, treinamentos e capacitações internacionais, além de proporcionar aos estudantes intercâmbios de curta e de longa duração. Nas ações at home, o universitário pode vivenciar situações e experiências para desenvolver sua compreensão do mundo e as competências interculturais sem sair de casa. Entre as propostas estão as realizações de webinars com parcerias internacionais, participações remotas internacionais em eventos institucionais, capacitações remotas com estudantes de diversos países, cursos a distância de idiomas no Integrado Idiomas, entre tantas outras possibilidades. Outro ponto fundamental é divulgar a pesquisa dos nossos acadêmicos e professores no âmbito internacional. A atual “Política de Internacionalização” da AFYA direciona ações, parcerias e acordos internacionais para fortalecer as experiências acadêmicas e de desenvolvimento humano dos acadêmicos, professores e colaboradores da Instituição e é de responsabilidade do Núcleo de Internacionalização da Instituição.
O projeto de internacionalização do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) tem como objetivos:
I. desenvolver pesquisas entre docentes e discentes, e especialmente o fomento ao trabalho colaborativo de pesquisas e troca de experiências em tecnologias da informação e comunicação, e de estudos em línguas estrangeiras;
II. intensificar processos de globalização e de integração regional e internacional nos mais diversos âmbitos, especialmente no educacional;
III. promover intercâmbio de conhecimentos e aprimoramento de estudantes, professores e técnicos administrativos, como estratégia de desenvolvimento, como promotor da solidariedade entre os países e como difusor das ações desenvolvidas no Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) perante instituições e organismos internacionais;
IV. adequar aos índices de internacionalização institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que leva em conta a existência de cooperação e programas institucionais de mobilidade acadêmica/intercâmbio, adesão aos editais de mobilidade acadêmica, alunos estrangeiros na IES, oferta de língua estrangeira, oferta de disciplinas em língua estrangeira; e,
V. alavancar a produção científica, cultural, artística e tecnológica do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya).
Com base no que dispõem os fundamentos e o objetivos desta Política, as políticas de internacionalização do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) a serem observados conforme cada fase, etapa e modalidade devem:
I. sensibilizar a comunidade acadêmica para a necessidade e implantação de ações internacionais;
II. fortalecer a cultura e o preparo dos alunos para a participação em ações internacionais;
III. divulgar programas e eventos em âmbito internacional, especialmente em de língua inglesa e espanhola;
IV. inserção de disciplinas optativas na matriz curricular dos cursos do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) em língua inglesa;
V. promover a participação de alunos, professores e pessoal técnico-administrativo em ações de internacionalização;
VI. estabelecer o processo burocrático institucional de participação do aluno e colaboradores em ações de internacionalização do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya), que compreende procedimentos, fluxos operacionais, divulgação e monitoramento;
VII. garantir a criação de diretrizes e normas para a regulamentação das ações internacionalizadas;
VIII. desenvolver ações de extensão e pesquisa em parceria com instituições e/ou professores estrangeiros;
IX. promover a participação de alunos e docentes em fóruns, redes e eventos internacionais;
X. fomentar a pesquisa em âmbito internacional;
XI. promover o relacionamento e a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior – IES e organizações parceiras, especialmente em países de língua inglesa e espanhola;
XII. promover o intercâmbio entre alunos e professores das IES;
XIII. participar de Programas Nacionais e Internacionais de fomento à internacionalização;
XIV. fomentar a mobilidade acadêmica de alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Instituições estrangeiras, especialmente em países de língua inglesa e espanhola;
XV. favorecer a participação de alunos estrangeiros no Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya);
XVI. possibilitar estágios, no Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya) e nas instituições parceiras, para alunos estrangeiros;
XVII. estabelecer programas para estudo de idiomas na Instituição;
XVIII. oferecer aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros;
XIX. oferta de disciplina de língua estrangeira, Inglês, como optativa no último ano dos cursos do Centro Universitário Redentor (UniREDENTOR – Afya);
XX. implementar o uso da tecnologia da informação e ensino a distância para o desenvolvimento de cursos e outras atividades acadêmicas.
Fabrizio dos Santos Cardoso
✉ [email protected]
➪ REGIMENTO INSTITUCIONAL DO NÚCLEO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
➪ EDITAL DE MOBILIDADE ACADÊMICA
Em reformulação.
O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ – do Curso de Direito da UniRedentor constitui-se como um órgão interno da UniRedentor, responsável pelo Estágio Curricular Supervisionado. Na prática simulada, o aluno tem a oportunidade de estudar casos concretos e apresentar uma solução, elaborar peças processuais sobre os mais variados temas, reforçando-se o conteúdo teórico das disciplinas do curso, por meio de uma aplicação prática simulada.
Os atendimentos reais, na área jurídica, são destinados à população hipossuficiente e, neles, os discentes do curso de Direito têm a oportunidade de vivenciar um momento ímpar na sua formação, exercitando a prática profissional que ele poderá abraçar quando se formar, em especial, a advocacia. No NPJ, com o apoio e a orientação de um advogado-professor-orientador, de forma efetiva e dinâmica, o aluno presta assistência jurídica à população carente, atuando desde o primeiro atendimento até às fases recursais, comparecendo às audiências, participando de todo o processo judicial, aprendendo na prática como materializar todo o conhecimento sobre direito material e processual adquirido no decorrer do curso de Direito inclusive.
As Ligas Acadêmicas são grupos formados por estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento e que têm como objetivo aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão. Essas atividades têm como finalidade complementar a formação acadêmica dos estudantes e contribuir para desenvolvimento da população.
A Liga Acadêmica tem por finalidade:
I. Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas de áreas temáticas do conhecimento;
II. Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;
III. Estimular e promover o ensino e a pesquisa, servindo-lhes de campo de atividades e desenvolvimento;
IV. Desenvolver atividades assistenciais de prevenção e tratamento de doenças, bem como de proteção e recuperação da saúde;
V. Colaborar com a instituição de ensino no desenvolvimento de tecnologias assistenciais, educativas e operacionais;
VI. Estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições, para a solução dos problemas sociais;
VII. Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.
Hendrio Ritchele Silva
✉ [email protected]
➪ EDITAL DE ABERTURA DE LIGAS SHE 2023.1
➪ FORMULÁRIO PARA ABERTURA DE LIGAS