29.6.2022
Compartilhe
Segundo o instituto ABCD, referência, desde 2009, em gerar, promover e disseminar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia, é importante diferenciar a dificuldade de aprendizagem do transtorno específico da aprendizagem.
A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem.
Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e ambiente desfavorável.
O transtorno específico de aprendizagem é uma condição neurológica (interna) que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Ao contrário da dificuldade de aprendizagem, o transtorno específico da aprendizagem é persistente.
Transtorno Específico da Aprendizagem é um termo guarda-chuva, que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações. O termo é usado para descrever dificuldades específicas em adquirir habilidades acadêmicas básicas. Conheça algumas:
DISLEXIA: Transtorno específico que envolve a leitura, e pode ser caracterizado pela ausência na habilidade de compreensão de leitura, de fluência ou da precisão das palavras.
DISCALCULIA: Transtorno específico da habilidade aritmética e está relacionado à ausência de habilidades para realizar operações numéricas, raciocínio matemático e precisão numérica.
DISORTOGRAFIA: Considerado um transtorno específico da expressão escrita, envolve as atividades de soletração, precisão ortográfica e expressividade escrita.
Disponível em: https://institutoabcd.org.br/transtorno-de-aprendizagem/