2.8.2017
Compartilhe
Presente em todos os grandes eventos, principalmente os que estimulam a transformação pessoal-profissional e coletiva-regional, a UniREDENTOR, com seus professores e coordenadores, entrou de corpo e alma no Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidade - SALTO, do Instituto Federal Fluminense - IFF.
O QUE É O SALTO
O Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidade é um evento gratuito aberto à comunidade, realizado, anualmente, pelo Instituto Federal Fluminense - IFF, campus Itaperuna. Em sua quarta edição, tem o objetivo de ajudar o participante a descobrir o potencial empreendedor e contribuir para o desenvolvimento da região Noroeste, favorecendo a implantação de empreendimentos novos e o aprimoramento das empresas e organizações existentes.
O evento acontece nos dias 10 e 11 de agosto de 2017 das 7h às 22h e conta com palestras, mesas-redondas e oficinas para a capacitação dos estudantes e profissionais da região, de forma a possibilitar o crescimento do mercado regional. Nessa edição, o evento tem como tema “Empreendedorismo e Economia: perspectivas e expectativas do mercado brasileiro” e pretende oferecer aos participantes a oportunidade de entender melhor o cenário econômico do País e possibilitar a capacitação dos empresários e profissionais regionais, de forma a criar oportunidades para novos conhecimentos nas áreas de Gestão Empresarial, Gestão de Recursos, Planejamento, Marketing Digital, dentre outras.
LOCAL
Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
BR 356 – km 3, após a UNIG
Cidade Nova, Itaperuna – RJ
INSCRIÇÕES
http://salto.itaperuna.iff.edu.br. Grátis!
PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E COORDENADORES DA UNIREDENTOR:
- Entendendo a linguagem empreendedora: conceitos e ferramentas básicas
Oficina
Ministrante: José Carlos de Brito Gonçalves (UniRedentor Itaperuna)
Data: 10/08/2017
Número de vagas: 30
Início: 18h30min
Término: 21h30min
Pesquisas do SEBRAE demonstram uma alta taxa de mortalidade empresarial nos dois primeiros anos de vida em razão, principalmente, da falta de informação e conhecimento do empreendedor sobre seu negócio e o mercado. Por isso, desenvolver a cultura empreendedora na classe universitária tem se constituído numa estratégia viável, considerando-se a tendência de crescimento da população estudantil e a redução da oferta de empregos.
Neste novo tempo, é imprescindível a formação de empreendedores, bem como o treinamento de trabalhadores que estejam preocupados com sua empregabilidade.
A Oficina tem por objetivo apresentar as principais características empreendedoras para jovens e adultos, visando à identificação de oportunidades de inserção no mundo dos negócios.
Nesse contexto, pretende-se, fundamentalmente, enriquecer o sistema de ensino brasileiro, que tem se preocupado em formar empregados, esquecendo-se do estímulo à cultura empreendedora.
- Compósitos como perspectiva de futuro para a indústria química e elétrica
Palestra
Ministrante: Frederico Muylaert Margem (UniRedentor Itaperuna)
Data: 11/08/2017
Número de vagas: 80
Início: 09h
Término: 10h30min
- Ferramentas de Marketing Digital
Palestra
Ministrante: João Victor da Silveira Costa (UniRedentor Itaperuna)
Data: 11/08/2017
Número de vagas: 80
Início: 19h30min
Término: 21h
Como as organizações têm se preparado para a era digital? Não é segredo nenhum que a relevância dos canais tradicionais de transmissão e impressos tem diminuído, mudando completamente a dinâmica entre as empresas e o consumidor. Profissionais de marketing não conduzem mais as discussões. Todos os dias, as pessoas se tornam cada vez mais decisores e formadores de opinião.
Neste mercado digital competitivo, é incrivelmente difícil fazer com que sua mensagem se destaque frente ao número excessivo de comunicações que os consumidores recebem todos os dias. Com essa alta fragmentação dos canais, é fundamental tomar decisões estratégicas sobre sua audiência, conteúdo e plataformas.
Aprender sobre novas tecnologias e novas formas de se fazer negócios é uma oportunidade única.
A ideia central da palestra é ensinar pontos norteadores em estratégias de Marketing digital.
- Mercado de Aplicativos: Meu primeiro APP
Palestra
Ministrante: Raphael Ferreira Ramos (UniRedentor Itaperuna)
Data: 10/08/2017
Número de vagas: 80
Início: 13h30min
Término: 15h
O Brasil e o mundo estão cada vez mais conectados e de olho nos smartphones. No ano de 2017, o Brasil vai chegar à marca de um smartphone por habitante no país, chegando a incrível marca de mais de 200 milhões de dispositivos (FGV, 2017).
Há muito tempo, os smartphones possuem outras funções além de apenas ligações telefônicas.
Com o uso de aplicativos, também conhecidos como apps, podemos realizar tarefas como: cadastrar tarefas diárias, chamar um taxi, acessar redes sociais e até pedir nossa comida.
Segundo o relatório App Annies Forecast 2016-2021, no ano de 2016, foram realizados 149,3 bilhões de downloads de aplicativos. Com previsão de 197 bilhões para 2017 e 352 bilhões para 2021. Esses números animadores refletem no mercado de aplicativos. No ano de 2016, o mercado de apps girou cerca de US$ 61,8 bilhões, com previsão de US$ 82,2 bilhões para 2017 e US$ 139,1 bilhões em 2021.
Com cifras tão elevadas, vários tipos de negócios voltados para o uso de aplicativos para dispositivos móveis estão sendo criados. Esses novos modelos recebem, muitas vezes, o nome de startup.
Startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza (RIES, 2012). Uber, Nubank, Snapchat e Airbnb são exemplos de startups bastante conhecidas.
O objetivo da presente palestra é apresentar e discutir o mercado de aplicativos, focando nas características de empresas como Apple e Google; como iniciar um negócio, startups mais famosas e como surgiu o aplicativo Garçom.
Após o término dos trabalhos, os participantes serão capazes de: identificar oportunidades de negócio, entender o mercado de apps e conhecimento básico sobre como criar um aplicativo e uma startup.
Principais tópicos a serem abordados:
1 – Aplicativos;
2 – Mercado de apps;
3 – Startups;
4 – Criação de novos negócios;
5 – Aplicativo Garçom.
- O perfil empresarial brasileiro: as mudanças no mercado de trabalho
Palestra
Ministrante: Luiz Gustavo Xavier Borges (UniRedentor Itaperuna)
Data: 11/08/2017
Número de vagas: 80
Início: 16h30min
Término: 17h30min
Em um contexto de tecnologias, mudanças de mercado e competitividade, a nova geração está preparada para o novo modelo de trabalho que está sendo criado?
Estima-se que mais de 7 milhões de postos de trabalho serão extintos e que novos 2 milhões serão criados, provenientes por mudanças tecnológicas e de perfil de consumo da população.
A palestra servirá para instigar a nova geração a refletir como estruturar sua carreira e seus novos conhecimentos.
Principais tópicos a serem abordados:
Mercado de Trabalho;
Oportunidades de Crescimento;
Perfil de Aprendizado.