2.10.2015
Compartilhe
O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados à campanha “Outubro Rosa”, com reflexões e ações sobre o tema que mostra os avanços já conquistados e os desafios para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.
O nome lembra a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama e, hoje, é uma campanha mundial. Este ano, o SINTECRJ - Sindicato dos Trabalhadores de Enfermagem de Campos dos Goytacazes - em parceria com diversas instituições de ensino, entre elas a Faculdade Redentor de Campos, preparou diversos encontros, sendo dia 05/10, das 09:00h às 17:00h, na Praça São Salvador para aferição de sinais vitais, glicemia e IMC.
Além disso, orientação sobre Prevenção de Câncer de Mama e colo de útero e intervenções sobre a saúde da mulher, com exames de Coleta de Papanicolau e Mamografia.
No Hospital Geral de Guarus, nos dias 16, 23 e 30; Hospital Ferreira Machado, dias 14, 21 e 28; Hospital São José, dias 14 e 21; Faculdade de Direito de Campos, dia 30 e o encerramento na Câmara Municipal, no dia 30 de Outubro com palestras sobre o tema. Os cursos de Enfermagem, Nutrição e Serviço Social da Faculdade Redentor estão totalmente integrados na campanha, que, neste ano, conta com mais eventos e mais parcerias. No mês seguinte, será a vez do Novembro Azul, campanha pela prevenção do câncer masculino e a Redentor vai participar também.
O SINTECRJ, com esta iniciativa, promove um evento coletivo, proporcionando a aproximação das instituições de ensino com as instituições de assistência à saúde, somando forças e obtendo resultados significantes e impactantes na prevenção de agravos à saúde das mulheres campistas.
Nino Bellieny
Consultor de Relações Institucionais do Grupo Redentor de Ensino
Jornalista - Registro Pro:30067-RJ
Radialista - Registro Pro:6417