26.1.2016
Compartilhe
O Programa Universidade para Todos (ProUni) já concedeu mais de um milhão de bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.
O ProUni é um dos mais importantes programas de acesso ao ensino superior do Brasil, um processo seletivo totalmente automatizado que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos a uma bolsa de estudos parcial (50%) ou integral (100%) em universidades privadas de todas as regiões do País.
Além de terem participado do Enem, os candidatos a uma bolsa do ProUni precisam atender a alguns requisitos de renda e/ou escolaridade. E uma das situações previstas no Programa é atender alunos de escola pública.
Mas será que o ProUni é só para quem estudou em escola pública? Quem estudou em escola particular como bolsista também pode participar do ProUni? Confira as respostas a seguir!
Quem pode participar do ProUni?Pode participar do ProUni quem ainda não tem um diploma de nível superior e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
O ProUni tem dois tipos de bolsa:
ProUni é só para quem estudou em escola pública?Pelos critérios de participação do ProUni, podemos observar que o programa dá preferência a quem estudou em escola pública, mas essa não é uma condição obrigatória. Entenda melhor:
Quem estudou em escola pública tem vantagem no ProUni?
Não. Ter feito o ensino médio em escola pública (ou em escola particular como bolsista integral) é apenas um dos requisitos de participação no ProUni e essa situação não garante vaga nem faz com que o candidato “saia na frente” no processo seletivo.
O ProUni usa a nota do Enem para classificar os candidatos a uma mesma vaga. Por isso, o que faz você “sair na frente” não é o tipo de escola em que estudou, mas o seu desempenho na prova do Enem.
Quem estudou em escola particular não pode fazer o ProUni?
Depende. Se você fez o ensino básico em escola particular, mas cursou o ensino médio em escola pública (ou em escola privada como bolsista integral), pode fazer o ProUni.
Se você fez o ensino médio em escola particular sem ser bolsista e é pessoa com deficiência, também pode participar do ProUni.
E se você fez o ensino médio em escola particular sem ser bolsista, mas for professor efetivo da rede pública solicitando uma bolsa de licenciatura, pode se inscrever no ProUni sem precisar comprovar renda.
O ProUni tem cota para quem fez o ensino fundamental em escola pública?
Não. O processo seletivo do ProUni não leva em consideração o tipo de escola onde o candidato fez o ensino fundamental (1o ao 9o ano).
As cotas (ou ações afirmativas) do ProUni são destinadas a candidatos pardos, negros, indígenas e pessoas com deficiência. O objetivo é eliminar desigualdades, proporcionando oportunidades para pessoas que historicamente foram discriminadas ou excluídas socialmente.
Os candidatos que optam por concorrer às bolsas de ações afirmativas (Cotas) disputam uma vaga somente com pessoas que também escolheram essa modalidade de concorrência.
Como participar do ProUni?Se você atende os requisitos de participação do ProUni, pode tentar ganhar uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo Programa. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
Você pode se inscrever no site do ProUni http://siteprouni.mec.gov.br.
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/18095/1/ProUni-e-so-para-quem-estudou-em-escola-publica/Paacutegina1.html