Notícias

O(A) ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A INDÚSTRIA. MAS QUE PROFISSÃO É ESSA?

Compartilhe

Mas você sabe o que é Engenharia de Produção e o que esse profissional faz?

As conversas despretensiosas que você tem ouvido dos seus amigos são reflexo do crescimento da Engenharia de Produção na sociedade em que vivemos.

E por que está crescendo tanto? Porque no "jogo da produtividade das indústrias", a figura do engenheiro de produção é fundamental para garantir a presença de duas expressões fundamentais no cotidiano do "chão da fábrica": projeto e gestão de sistemas. E esses dois termos envolvem não apenas tecnologias e processos, mas também pessoas, clientes, fornecedores e governo, com fluxos incessantes de informação, material e dinheiro.

O(A) engenheiro(a) de produção está para a indústria assim como engenheiro civil está para o viaduto. Ou o engenheiro mecânico para o motor de um carro. Todos são peças fundamentais para que o processo de produção ocorra dentro do que é esperado.

Para - resumindo bastante - ficar um pouco mais claro para você o que vem a ser a engenharia de produção, trata-se de um ramo da Engenharia que atua diretamente na melhoria e na implantação de sistemas. Como isso acontece? Com um sistema complexo e encadeado que envolve "roldanas" que devem atuar alinhadas. Nesse caso, por "roldanas", entenda-se pessoas, materiais, equipamentos, energias e informações.

O(A) engenheiro(a) de produção é aquele que vai garantir a transformação de algo de um estado para o outro, valendo-se, para isso, dos serviços que são necessários para transformar um produto em bem material. Para ficar mais claro, esse(a) é o(a) profissional que enxerga madeira, pregos e parafusos como potenciais mesas e cadeiras. Enxerga e desenvolve processos para que a metamorfose ocorra.

 

CONTINUE LENDO NO SITE OFICIAL DA PÓS-GRADUAÇÃO REDENTOR