9.4.2015
Compartilhe
A Juíza da Comarca de Natividade, Leidejane Chieza, esteve no auditório da Faculdade Redentor no último dia 1º para ministrar uma palestra voltada aos alunos do Ensino Médio do Colégio Redentor. O tema foi sobre as drogas e as implicações judiciais em relação ao uso e tráfico por adolescentes. Drª Leidejane expôs aos estudantes os tipos de drogas atuais que mais são oferecidos pelos traficantes aos adolescentes. Ao final da palestra, os alunos puderam fazer perguntas.
A juíza falou sobre o mito que é muito comentado atualmente que menores de idade não podem ser presos. Dra Leidejane disse que o melhor é tomar medidas socioeducativas para que eles entendam o que é o correto, mas em certos casos não há outra forma, existe no Estado do Rio de Janeiro o Degase, que são prisões para menores infratores.
Outra questão levantada pela juíza foi a implicação judicial da prática de ato sexual com pré-adolescentes. Os pais, dependendo da situação, podem denunciar o rapaz, mesmo que tenha a mesma idade, sob a acusação de estupro e, poderá acontecer a prisão, visto que é crime, ainda que a menina diga que houve consentimento. Drª Leidejane explicou que a justiça entende que a garota não tem condição de discernir sobre o ato.
O Colégio Redentor constantemente traz à tona assuntos importantes na formação do aluno como pessoa e cidadão, entendendo que o todo é que tornará esse estudante uma pessoa consciente de seus atos, direitos e deveres.