6.11.2015
Compartilhe
V Encontro Nacional do CENSO da Educação Superior. Discutindo o cenário, planejando o futuro
Das IES- Istituições de Ensino Superior do Brasil, apenas 200 foram convidadas, (menos de 10%), para o Encontro Nacional do CENSO da Educação Superior, que termina hoje. A Redentor esteve presente, com o diretor de graduação, André Raeli, um dos mediadores dos muitos grupos de trabalho. Na pauta, evasão escolar versus eficácia de políticas públicas, buscando a qualidade das informações prestadas pelas IES e a real necessidade desses dados para o crescimento da educação superior.
============================
O que é o Censo da Educação Superior
Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.
A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008. O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.
Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES.
Passado esse período de validação ou correção das informações prestadas pelas IES, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do Censo, para conferir as informações. Após essa fase de conferência, em colaboração com os pesquisadores institucionais, o Censo é finalizado. Os dados são divulgados e a Sinopse Estatística é publicada. Depois disso não pode mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais.
Fonte desta informacão : portal.inep.gov.br
Fonte da matéria: http://fmanha.com.br/blogs/nino/
NinoBellieny
Jornalista - Registro:30067-RJ