Notícias

FIES: Previsão de 350 mil vagas para o Fies em 2016

Compartilhe

O diretor da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, se disse otimista com duas previsões que relata ter recebido de representante do Ministério de Educação (MEC) durante seminário realizado pela entidade nesta terça-feira (7).

No encontro, que discutiu as alterações no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), as mantenedoras ficaram otimistas com a possibilidade abertura de até 350 mil novos contratos do FIES em 2016. Além disso, o grupo se disse animado com o fato de o representante do MEC ter descartado o uso de descontos nas mensalidades como critério para concessão de bolsas.

As novas regras foram oficializadas pelo MEC no Diário Oficial da União na sexta-feira (3). A portaria define que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção do Distrito Federal) e cursos com conceito 5 ou 4 serão priorizados.

Novos contratos para 2016

Segundo Caldas, há expectativas de que, em 2016, sejam feitos de 320 mil a 350 mil contratos, dependendo do orçamento.

"Existe uma demanda muito forte para o financiamento. No passado, essa política não tinha um orçamento definido, o que está acontecendo agora. O Luiz declarou aqui que estão trabalhando com a estimativa de 320 mil a 350 mil novos contratos, dependendo do orçamento que o governo definir. Eu penso que de posse desse número, a gente fica bastante otimista. O desenvolvimento de todo país passa pela educação", concluiu.