Notícias

FIES: Novos contratos para o segundo semestre serão abertos dia 3 de agosto

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, hoje (27/07), que as inscrições para os novos contratos começam na próxima segunda-feira (3/08) e vão até às 23h59 do dia 6/08, conforme publicação no "Diário Oficial da União". A lista de seleção será feita em única chamada e será publicada no dia 10 de agosto, assim como a lista de espera dos candidatos não convocados. Os estudantes da lista de espera deverão acompanhar as informações pelo site.

De acordo com o edital, as inscrições para o Fies serão realizadas em sistema diferente do semestre passado. Agora, os estudantes passarão por uma seleção semelhante ao processo feito no Sisutec. As inscrições serão feitas pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br.

Os alunos encontrarão vagas já definidas pelo próprio MEC e farão as inscrições conforme a disponibilidade oferecida pelo Ministério. Essa nova regulamentação se deu por meio de uma portaria publicada no início do mês. A seleção terá como base na nota do Enem.

Cursos de três áreas terão prioridades para a seleção: Engenharias, saúde e formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior). O MEC dará foco para os cursos com notas 4 e 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Faculdade Redentor, portanto, está apta, pois tem Índice Geral de Cursos – IGC 4 e ENADE 5.

Segundo as novas regras, apenas poderão participar do FIES 2015 – Segundo Semestre estudantes que ainda não tenham diploma do ensino superior. Também, é obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos. É necessária a comprovação de renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Professores da rede estadual estão isentos de cumprir os três requisitos. As pessoas, que concluíram o Ensino Médio antes de 2010, não precisam cumprir a exigência da realização do Enem, mas os outros dois requisitos continuam sendo obrigatórios.

Seleção – O edital informa que o estudante poderá se inscrever em apenas um único curso e turno de graduação dentro das vagas oferecidas para este segundo semestre.

Os estudantes, que fizeram o Enem, serão classificados de acordo com a nota final. Em caso de caso de nota igual, o desempate seguirá conforme a ordem: nota da redação, nota da prova de linguagens, nota da prova de matemática, nota da prova de ciências da natureza e nota da prova de ciências humanas.

Já os candidatos, que não fizeram o Enem até 2009, serão classificados de acordo com um cálculo que levará em consideração critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino na qual os candidatos estudaram. A prioridade é para os candidatos com menor renda familiar bruta mensal, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, que tenham estudado na rede pública de ensino e que sejam professores de escolas públicas.

Resultado - O edital afirma ainda que a aprovação no FiesSeleção "assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do FIES", e que, para garantirem a vaga, os estudantes aprovados devem realizar todo o processo de contratação do financiamento pelo SisFies.

Após o resultado, os pré-aprovados têm até o dia 13 de agosto para concluir o processo de contratação do financiamento. Os estudantes, que ficarem na lista de espera, terão dez dias corridos, a partir da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção, a fim de finalizar a contratação do financiamento.