22.5.2015
Compartilhe
Os alunos, que ainda não conseguiram contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) este ano, tiveram uma boa notícia hoje (22). O ministro da Educação, Janine Ribeiro, disse que tem negociado com o Ministério da Fazenda e com a Presidência o lançamento de uma segunda edição do FIES no segundo semestre deste ano.
O ministro não deu prazo, mas afirmou que a definição precisa ocorrer em breve. "Em duas ou três semanas, queremos definir isso logo, porque temos que lançar o calendário do FIES, caso queiramos abrir uma segunda edição", afirmou.
Segundo o ministro Janine Ribeiro, as inscrições continuarão sendo feitas exclusivamente pelo portal do MEC e gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Critérios – Desde Abril, novas regras para conseguir a contratação do FIES entraram em vigor. Portanto, é obrigatório ter realizado a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sem zerar a redação e obter, no mínimo, 450 pontos no total das questões.
Outro fator muito importante é a escolha da instituição de ensino. O Ministério da Educação esclareceu que as universidades, centros universitários e faculdades que têm altas notas no (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e CPC (Conceito Preliminar de Curso) têm o FIES garantido.
A Faculdade Redentor obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), pois tem notas máximas no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e CPC (Conceito Preliminar de Curso) também com resultados entre 4 e 5. Com todos estes índices, a Faculdade Redentor é uma potência para que os alunos tenham qualidade de ensino aliado à confiança de estudar tranquilamente contando com o FIES para custear seus cursos.
Sendo assim, o MEC informou que a seleção dará prioridade a vagas em cursos que tenham classificação 5 no Sistema de Avaliação do Ensino Superior, seguidos de cursos com nota 4, e só então os com nota 3, se ainda sobrarem vagas. As instituições com notas 2 e 1 não têm acesso ao FIES há um tempo.
Na Faculdade Redentor, há um setor especializado em financiamentos, o Departamento FIES, que funciona normalmente ao logo do ano, para apoiar e atender os alunos em caso de dúvidas e realização de contratos e renovações.