Notícias

Faculdade Redentor realizou aula inaugural do curso de Medicina

Compartilhe

Depois de um concorrido vestibular com participantes de todo o país, a cerimônia que deu início às aulas do curso de Medicina da Faculdade Redentor foi realizada no dia 11 de agosto com a presença da diretoria da instituição, alunos e autoridades municipais. A aula magna aconteceu através da palestra da Professora da UNICAMP (Universidade de Campinas), Drª Sophie Derchain, que falou sobre o surgimento da medicina na Grécia antiga, a prática da atividade e tudo o que envolve a profissão.

Após a palestra, houve a "Cerimônia do Jaleco", em que a Coordenadora do curso, Renata Gontijo e a Vice-diretora da Faculdade Redentor, Cláudia Boechat, vestiram dois alunos com os respectivos jalecos e, em seguida, os acadêmicos fizeram o juramento, onde, investidos na condição de estudantes de Medicina, se comprometeram a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito.

Durante a cerimônia, o Presidente da Faculdade Redentor, Heitor Antonio da Silva, falou sobre a criação da instituição, trabalho que começou em 1984 com a Faculdade Teológica Batista de Itaperuna. No meio religioso e em seu trabalho como professor, Dr Heitor observou o êxodo de potencialidades culturais, ou seja, a ida de pessoas para a capital, que após formados não voltavam para o interior para desenvolverem suas cidades. Dr Heitor disse que o curso de Medicina será ministrado com o melhor e espera que os acadêmicos possam ser grandes médicos, porém o mais importante serão as realizações que os futuros profissionais levarão para as vidas de seus pacientes.

O Diretor de Graduação da Faculdade Redentor, André Raeli, em seu discurso aconselhou os alunos e usou São Lucas como exemplo a seguir pelos futuros médicos. “O médico tem um trabalho amplo: prevenindo, tratando e curando as doenças. Ainda, no sentido ético, deve ser aquele que demonstra consideração, compaixão e benevolência frente aos seus pacientes, características dos grandes médicos, como São Lucas. Sentir o chamado a essa vocação é ouvir o eco do desespero presente nos hospitais”, observou Raeli, que, também, falou sobre o curso. “Pensamos em um curso diferente não somente na matriz, conteúdos curriculares e nas metodologias envolvidas. E, por ele dedicamos dias, noites como uma última atitude benfazeja. Meu muito obrigado a todos os atores envolvidos. Aos alunos, sejam bem-vindos! Ao corpo docente não pouparemos esforços. Estamos juntos”, concluiu.

A exemplo do que disse o Diretor André Raeli durante cerimônia, uma das principais questões que já está sendo abordada intensamente é a humanização. Sendo assim, à tarde, a Psicanalista e Professora, Denise Mello, apresentou o grupo "Doutores da Alegria" do Projeto Curativo, de Campos dos Goytacazes. Este grupo trabalha nos hospitais daquele município levando alegria aos pacientes, funcionários e, principalmente, às crianças.

O primeiro dia de aula do curso foi na segunda-feira (10) em que o Presidente da Faculdade Redentor, Heitor Antonio da Silva, o Diretor de Graduação da instituição, André Raeli, a Coordenadora de Medicina, Renata Gontijo e o Professor, Dr Paulo Aprato, deram as boas-vindas a todos e falaram sobre o funcionamento do curso. Nesse dia, os alunos conheceram toda a estrutura da Redentor, como laboratórios e biblioteca. Em seguida, os alunos, acompanhados da Coordenadora, Renata Gontijo, o Professor, Dr Paulo Aprato e a Procuradora Institucional, Fabiana Costa, foram à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Surubi, local onde acontecerão as aulas práticas do curso de Medicina da Faculdade Redentor.

Ainda sobre a cerimônia inaugural, compuseram a mesa, o Secretário de Saúde de Itaperuna, Marcelo Poeys, o Ex-Presidente do Rotary Club, Canavarro Gontijo, a Procuradora Institucional, Fabiana Costa, a Vice-diretora Geral da Faculdade Redentor, Cláudia Boechat e a Professora da UNICAMP (Universidade de Campinas), Sophie Derchain.