21.12.2015
Compartilhe
Mais uma vez, Ciências Biológicas é ENADE 5, a maior pontuação do país; exatamente no ano em que a Redentor recebe, também, o selo CFBio (relembre AQUI).
Segundo o MEC, ENADE é um "Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados”.
Nós tivemos uma rápida, mas, importante conversa com o professor e coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Redentor, Marcos Paulo Machado Thomé:
1) O ano de Ciências Biológicas da Redentor foi de muitos prêmios. O que isso representa?
MPMT: Sempre trabalhamos, desde o primeiro período, o perfil do profissional que queremos formar. Orientamos individualmente cada passo do nosso aluno e inserimos nele a responsabilidade de ser ético e carregar a bandeira da excelência profissional. Por isso, conseguimos obter prêmios em congressos externos em 2011 e 2015. O curso consagrou-se como o melhor do Brasil no ENADE/2011, com nota máxima. Mantivemos nota 5 no ENADE/2014, divulgado na tarde desta sexta-feira e, para completar, conquistamos o selo de qualidade de cursos conferido pelo Conselho Federal de Biologia em 2015. Vale lembrar que apenas 11 instituições no Brasil conseguiram esse feito, entre 253 pré-selecionadas.
2) A Redentor foi Enade 5 em 2011 no curso de Ciências Biológicas, agora, mais uma vez. Como se sente fazendo parte desse sucesso?
MPMT- Com certeza me sinto vitorioso e uso uma expressão do grande general romano Júlio César: “Veni, vidi, vici” (Vim, vi, venci). Sou agradecido pela confiança que as equipes de professores e alunos depositaram em nosso trabalho como coordenador do curso.
3) Fale da importância do Enade5?
MPMT- Nos dá certeza de que estamos na trilha do caminho certo, na formação de um profissional de qualidade, nos dá confiabilidade diante do mercado de trabalho para o nosso egresso e, também, o respeito das outras instituições de ensino, principalmente as públicas.
4) O que significam todas essas conquistas?
MPMT- Fica difícil falar sobre isso, mas, realmente é muito gratificante fazer parte de tudo, uma vez que tenho acompanhado o curso desde a primeira avaliação do MEC para a sua abertura em novembro/2000. Atuei como coordenador de 2002 a 2004. Depois como professor de 2005 a 2008 e, novamente, como coordenador desde 2009. Em todo esse tempo, tanto os professores quanto toda a instituição, todos vêm trabalhando intensamente para adquirir o respeito da comunidade e promover o melhor ensino, jamais oferecido nesta região. Tanto esforço está sendo nacionalmente reconhecido agora. Eu só tenho a agradecer a todos os colegas de trabalho que passaram por aqui e que ainda estão conosco pelo compromisso com a coordenação do curso e com a Faculdade Redentor. Aos nossos egressos, que acreditaram em nós, vocês fizeram parte dessa vitória e defendem a instituição até hoje.
NinoBellieny
Jornalista - Registro:30067-RJ