Notícias

Enem/Vestibular – Dois caminhos, uma trajetória de sucesso...

Compartilhe

O saber é perpétuo, semeie-o com afinco; colherá, pois, frutos da erudição. (Caio Valeriote)

 

Foi criado, em 1998, com o direcionamento de diagnosticar a eficácia do ensino médio no país, o ENEM. O exame ganhou, em 2009, uma nova roupagem: fazer uma seleção dos ingressantes nas instituições superiores de ensino e universidades federais.

O ENEM é levado ao entendimento como sendo o único critério de seleção ou, ainda, como parte da nota final da primeira fase do vestibular e, também, para ocupar vagas remanescentes.

 

Formato do exame e temas cobrados:

 

O ENEM é dividido em quatro exames de múltipla escolha, cada um com 45 questões, além de um tema para a redação. Cada exame possui o seguinte caminho:

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Prova II

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

Prova III

Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física.

Prova IV

Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

 

O ENEM trouxe-nos uma maneira diferenciada dentro do processo ensino/aprendizagem/exame, pois estimula os aspectos cognitivos dentro de uma abordagem crítica, fazendo com que o caminho a ser assimilado pelo candidato passeie pelos diversos campos do conhecimento. As questões priorizam a lógica e, claro, determinam do candidato conhecimento lato das diversas áreas apreendidas durante sua vida escolar. Antigamente, o vestibular fazia uma avaliação diferenciada, tendo como base a separação dos conhecimentos por disciplinas e cobrando análises pontuais com excessiva aplicação das regras gramaticais, nomes de personagens, datas importantes no marco histórico, ou seja, dados os quais dependem mais de memorização do que de raciocínio analítico.

Deixando um pouco de lado a análise diacrônica no processo ENEM/VESTIBULAR, agora, vamos abordar de uma maneira sistêmica o que você, candidato, deverá fazer a fim de que haja sucesso garantido nos dias 24 e 25 de outubro deste corrente ano.

 

- Faça questões anteriores, cronometrando o seu tempo;

- Se você não souber a resposta de alguma questão, passe adiante;

- Lembre-se de que você vai fazer uma prova, não um piquenique;

- Descanse a mente junto aos amigos e à família. Durma cedo;

- Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições;

- No dia anterior, simule o trajeto até o local do exame, a fim de que você venha conhecê-lo;

- No dia do exame, chegue ao local com antecedência de 1h.

 

Adendo...

 

Desejo-lhe EXCELENTE exame e, não se esqueça de que o processo de competição é com você, não com o outro. O que objetiva é o seu resultado, o seu potencial de fazer/acontecer.

Ao nosso discente ou aquele que nos acompanhou durante o ano todo, vá com tudo, faça o seu melhor, nunca desista dos seus sonhos!

 

Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.” (Friedrich Nietzsche)

 

Autor(es): Professor Caio Marcello Valeriote Tavares