12.11.2015
Compartilhe
As crianças do Colégio Redentor não vão se esquecer do dia em que tiveram uma experiência inusitada e feliz: deitaram e rolaram na lama e ,depois, na areia. Tudo com o consentimento dos pais e supervisão do professor Bruno, que avisou às famílias, para providenciarem uma muda de roupa extra. A atividade transformou o 16 de outubro, das 13:30h às 14:20h, em um dia realmente saudável e libertador. Alegria, diversão, criatividade, expansividade e noção da importância do contato direto com a Natureza. O professor explicou que as crianças tiveram liberdade para brincar, pois as brincadeiras que "sujam" são saudáveis, levam ao desenvolvimento e ao equilíbrio emocional, além de criar anticorpos que ajudam a manter uma boa saúde.
Aos olhos de alguns, isso é uma atividade onde apenas acontece a "sujeira", fazendo com que as crianças comportem-se da mesma forma diante de alguma coisa que, aparentemente, não esteja tão limpa ou arrumada, tolhendo-a diante de inúmeros desafios ao longo da vida. Não temer o contato com as coisas da terra, fortalecem-nas. E diz mais: “Crianças precisam brincar muito, seja com o que for: massinhas, gelecas, terra, argila, lama, pois o processo ensino-aprendizagem acontece nas relações em que elas estabelecem com seus amigos e professores, em trocas de experiências saudáveis.
Elas estão tendo experiências diferentes, sensorial e fisicamente falando. Procuramos sempre sair da rotina. Atividades assim são legais, pois as crianças também trabalham a criatividade, visto que não precisam de um objeto ou brinquedo específico para se divertirem. Muitas crianças são privadas de experiências que são muito importantes para seu desenvolvimento.". Deu tão certo que elas querem mais. E terão na hora certa.
NinoBellieny
Jornalista - Registro:30067-RJ