Notícias

Dicas para redação do ENEM pelo professor Caio Valeriote

Compartilhe

    No momento presente, saber desenvolver uma dissertação é fundamental para adentrar em qualquer instituição de ensino superior. Vestibulares tradicionais ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costumam solicitar que o candidato componha uma redação no estilo dissertativo-argumentativo. Ler muito, sem dúvida, é o principal segredo para uma boa escrita. Como nos ensina o mestre Mattoso Câmara  Jr.: "Escrever bem resulta de uma técnica elaborada que tem de ser cuidadosamente adquirida através da leitura.”

   Dificuldades com a redação, todos nós temos.  Tente olhar isso como algo normal, prazeroso e, consequentemente, inevitável.  Importante é enfrentar o problema e, com total segurança, progredir. 

Contudo, antes de falar sobre as dicas de como escrever uma redação, saiba qual a diferença entre uma redação dissertativa e uma redação argumentativa.

 

  • Redação Dissertativa: O texto tem o propósito de informar, ou seja, através da dissertação são transmitidas informações para o leitor.

 

  • Redação Argumentativa: O texto tem o propósito de convencer o leitor, fazendo com que passe a ter a mesma opinião que o autor. 

 

Redação Dissertativa-Argumentativa: O texto é composto pelo liame dos dois tipos apresentados acima, o dissertativo e o argumentativo. Tem como principal objetivo persuadir e convencer, ou seja, levar o leitor a concordar com a tese defendida.

 

  Agora, leia com atenção algumas dicas de Renato Aquino, a fim de que sua redação seja coesa e coerente com a proposta de ensino/avaliação.

 

1)      Desenvolva o gosto pela leitura.  Leia de um tudo:  jornais, revistas, livros, textos publicitários, listas telefônicas, bulas de remédio.  Enfim, tudo o que estiver ao seu alcance.   Mas leia com atenção, tentando, pacientemente, apreender o sentido.  O ruim é “ler por ler”, a fim de se livrar o mais rápido possível.

 

2)      Aumente o seu léxico.  Os dicionários são amigos que precisamos consultar.

 

3)      Não se deixe levar pela primeira impressão.  Há textos que metem medo.  Na realidade, eles nos oferecem um mundo de informações que nos fornecerão grande prazer interior.  Abra sua mente e seu coração para que o texto a ser redigido lhe transmite, na qualidade de um amigo silencioso.

 

4)      Ao fazer uma redação, leia o texto de apoio duas ou três vezes, atentamente, antes de começar o desenvolvimento de sua escrita.  Primeiro, é preciso captar sua mensagem, entendê-lo como um todo, e isso não pode ser alcançado com simples leitura.

 

5)      Se você perceber que está fugindo um pouco do tema, todavia não quer perder todo o conteúdo elaborado até o momento, procure improvisar. Veja como fazer uma relação entre o que foi construído com o assunto proposto.

 

6)      Procure colocar entusiasmo em todas as suas ações. E isso vale também para a elaboração de uma redação dissertativa, argumentativa ou ambas.  A dedicação e o entusiasmo como combustíveis para a sua criatividade, podemos considerar.

 

Tudo é uma questão de costume, e você vai acostumar-se a agir dessa forma.   Então  - acredite nisso – alcançará seu objetivo.

 

    

 

                     Caio Marcello Valeriote Tavares