16.7.2014
Compartilhe
Quando, em outubro de 2008, os jornais noticiaram a compra de um helicóptero blindado para a Polícia Civil do Rio de Janeiro, poucas pessoas sabiam do real impacto dessa aquisição sobre a política de segurança pública no Estado.
O pássaro de ferro narra em detalhes como e por que esse helicóptero foi comprado, desde os primeiros movimentos, passando pelas viagens técnicas aos EUA e à Colômbia, até a escolha da aeronave perfeita para enfrentar a realidade imposta pela criminalidade urbana no Rio de Janeiro.
Contado pelo então subsecretário de Segurança, Marcio Colmerauer, este é um relato singular, a partir de um ponto de vista privilegiado. As conversas de bastidores, os confrontos mais intensos e as ameaças que os jornais nunca veicularam. A heroica vinda do helicóptero pelo ar desde os Estados Unidos, os fatores cruciais na retomada da supremacia aérea pela aviação policial diante do tráfico e a consolidação dessa aeronave como personagem indispensável no processo de pacificação das comunidades no Rio de Janeiro.