12.3.2015
Compartilhe
A empresa Goldieblox se define da seguinte forma: “Uma empresa de brinquedos para inspirar a próxima geração de engenheiras.”. A intenção é fazer com que as meninas entendam que existe um mundo além dos conceitos de beleza."
Criados pela Engenheira Mecânica com foco em design de produto pela Universidade de Stanford, Debbie Sterling, a GoldieBlox tem o objetivo ousado não só de criar brinquedos que ensinem as meninas a construir coisas, mas, principalmente, de diminuir a escassez de mulheres nas áreas tecnológicas. E a falta de mulheres preparadas e interessadas em ingressar nas carreiras científicas tem sido tema de muitas discussões em universidades e empresas em vários países.
A campanha publicitária da empresa é super interessante. O vídeo se tornou viral e teve mais de 8 milhões de acessos nos primeiros dias de lançamento.
A trilha do comercial é uma versão reinventada da música “Girls“ dos Beastie Boys de 1987 considerada por muita gente como sexista. A nova versão dá voz às reividicações das meninas e traz uma mensagem oposta à versão original:
“E todas nós somos mais do que princesas
Meninas, para construir uma nave espacial
Meninas, criar um novo aplicativo
Meninas crescem sabendo
Que elas podem projetar
Meninas, é tudo que realmente precisamos
Meninas, para trazer-nos até a velocidade
É a nossa oportunidade...
Não subestime meninas”
Fontes: Blog da Engenharia e Blog Playground da Inovação