Notícias

BATE-PRONTO REDENTOR

Compartilhe

Vamos começar, agora, uma nova seção no site: dando espaço para quem faz a Redentor, seja como aluno ou como colaborador. E, na estreia, o jogo rápido é com Daianny de Souza Silva. Daianny definiu 13 temas. Ficou legal! Veja só:


1- PERCEPÇÃO

A fonoaudiologia conceitua-se como uma ciência interdisciplinar, que tem como base concepções e métodos de áreas de saúde e da educação. O fonoaudiólogo é um profissional de atuação autônoma e independente, que exerce suas funções nos setores público e privado, com um papel muito importante no meio social. É o responsável pela promoção de saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico e terapias- habilitação e reabilitação. Há onze especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia: Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz, Saúde Coletiva, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho e Neuropsicologia. Com este leque, o profissional pode atuar em consultórios, unidades básicas de saúde, hospitais e maternidades, home care, asilos, escolas, empresas, atividades artísticas, (teatro, cinema, canto), só para citar algumas, e ainda exercer suas atividades de ensino e pesquisa. Em cada uma dessas áreas, diferentes formas de intervenções são desenvolvidas e aprimoradas.

2- FONO

O curso de Fonoaudiologia da Redentor se destaca por oferecer ao aluno uma formação generalista; capacitando-o para atuar em diferentes espaços; preparando-o para que seja um profissional que tenha facilidade em estabelecer relacionamentos, objetividade e perseverança a fim de que o trabalho seja bem executado.

3-RECOMENDAÇÃO

Indicaria o curso por este contar com profissionais capacitados a transmitir conteúdo/conhecimentos de forma clara e precisa, permitindo que o aluno desenvolva um senso crítico de organização e de entendimento da fonoaudiologia.

4- SENTIMENTOS

Sinto uma grande satisfação, uma vez que tenho muito amor pelo que faço. Ao longo de minha formação, pude contar com profissionais, que despertaram o meu interesse em cada assunto, que era abordado. Hoje, graças a esses conhecimentos, posso aplicá-los em minha prática profissional. Quando saí da faculdade, pensei em várias coisas e, a primeira delas foi: Será que vou conseguir arrumar um emprego? Essa foi a pergunta que me fiz e, quando fui chamada para trabalhar no Colégio Redentor, fiquei superfeliz. É muito bom você sair recém-formado e encontrar pessoas que confiam na sua competência profissional! A profissão está superando minhas expectativas.

5- COLÉGIO REDENTOR

Sou fonoaudióloga, no Colégio Redentor (CER), onde atuo com um trabalho desafiador a cada dia no exercício do aprendizado para crianças. Durante este processo, enfrento desafios estimulantes com desdobramentos positivos na elaboração e formatação de novas estratégias. É importante destacar a participação de uma equipe extremamente capaz e eficiente, composta por fonoaudiólogas, fisioterapeuta, psicóloga, mediadores, professores, coordenadores e auxiliares de limpeza, que se empenham para estar realizando um trabalho único. O colégio tem um olhar diferenciado para o outro, onde não é o aluno que se adapta ao colégio, mas, sim, o colégio que se adapta ao aluno, às suas dificuldades e habilidades, ou seja, valoriza as individualidades de cada um. Também é preciso enfatizar sobre o suporte estrutural e material que o colégio oferece que, sem dúvida, contribui para que todo esse processo aconteça com eficácia.

6- HISTÓRICO

Durante minha formação, fui instigada por professores a estar pesquisando e, desta forma, pude realizar meu primeiro artigo, junto com algumas colegas e a professora responsável – Maria Esther Araújo – sendo o mesmo publicado em um site online, o que para nós, foi uma felicidade sem tamanho. Ao final da faculdade, construí meu artigo para conclusão de curso, o mesmo foi submetido para ser apresentado em dois congressos científicos (ISMA-BR e FORL) e quando tive a resposta da aprovação nos dois, eu nem acreditei, a felicidade foi tamanha. Isso por que o primeiro, ISMA, foi uma surpresa, pois os artigos geralmente selecionados são os de universidades federais e, será que eu, de uma instituição particular, teria o meu aprovado? Pois sim, foi aceito, e, para apresentação oral, ainda, isso devido ao esforço, mas principalmente à obtenção de referências profissionais especiais que me incentivaram para que eu tivesse essa conquista em minha vida.

7- O COMEÇO

Ingressei na faculdade redentor no 1º semestre de 2011.

8- FORMATURA

Formei-me no final do ano de 2014.

9- PRIMEIRO DIA DE TRABALHO

Comecei a trabalhar em fevereiro de 2015, logo após me formar.

10- MOTIVAÇÃO PARA QUEM DESEJA CURSAR FONO

Escolher qual carreira irá seguir, traz muitas dúvidas, mas para você, que vai prestar o vestibular de fonoaudiologia saiba, que vai se apaixonar pelo curso; é uma profissão surpreendente. Na fonoaudiologia, quem gosta de trabalhar com bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, há um campo extenso de atuação. É importante que o vestibulando tenha em mente que o exercício correto da profissão depende do aproveitamento e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, pois através disso, aprende-se a lidar com diversas situações, conduzindo a um alcance progressivo de conquistas por meio da efetiva profissão.

11- EVOLUÇÃO

É difícil falar qual é a área da fonoaudiologia que mais cresce. Uma vez que penso que quem faz a profissão é o profissional. Não aceito uma pessoa dizer que fez faculdade para ficar com diploma guardado. Se você decidiu ser um profissional, procure fazer o melhor. Atualmente, a fonoaudiologia está se expandindo nas áreas Neurofuncional e a Neuropsicologia e, de acordo com alguns levantamentos realizados nos Estados Unidos, ela é uma das profissões do futuro, desta forma, todas as áreas estão se destacando.

12- PROJETOS

Gosto de proporcionar o bem–estar biopsicossocial para o público que atendo a cada dia e às famílias, gerando melhor qualidade de vida.

13- SONHOS

Sim! Tenho sonhos a conquistar! Se Deus quiser! Mas, antes de tudo, tenho metas a serem cumpridas. A primeira delas é a especialização, depois o mestrado e por último, o doutorado.