26.10.2015
Compartilhe
No dia 20 de outubro de 2015, das 20h e 20min às 21h e 50min, as turmas do 4º e 8º período de Fisioterapia participaram de uma aula especial, fora da faculdade, no Centro Poliesportivo.
O Professor responsável foi o Fábio Ramos Dias, da disciplina de Cinesioterapia, junto com o convidado professor Vinícius Bastos, de Educação Física.
A aula teve como finalidade o pensamento de inovar sempre, trazer a realidade mais próxima dos alunos, demonstrar treinamentos, exercício aeróbicos e circuitos, de modo que leve o aluno a participar, na prática, das dificuldades e níveis de condicionamento físico de atletas, sedentários, idosos e cardiopatas.
A aula foi de suma importância para os alunos, para que aprendam corretamente a prescrever e indicar atividade precisa para os pacientes, a fim de evitar lesões e ter melhores benefícios para saúde em geral.
Uma aula diferente, em um tipo de espaço onde muitos irão trabalhar quando formados, foi a motivação extra, proporcionada pelo prof. Fábio Ramos Dias, da disciplina Cinesioterapia, acompanhado do professor de Educação Física, Vinícius Bastos, convidado de honra para a ocasião. Com a intenção de inserir os alunos dentro da realidade profissional, foram mostrados treinamentos específicos, exercícios aeróbicos e circuitos intervalados/progressivos. Os estudantes sentiram, na pele, as dificuldades e os diversos níveis de condicionamento físico: de atletas, sedentários, idosos e cardiopatas. O resultado foi uma melhor apreensão de como prescrever e indicar as atividades mais corretas para cada tipo de assistido ou paciente, evitando lesões e estimulando a saúde.
Para o prof. Fábio, o aproveitamento foi perfeito , pois, na prática, os alunos participaram de dois cenários em um: como profissional, indicando e ensinando os indivíduos a realizarem os exercícios de forma correta, monitorando a postura e possíveis distúrbios metabólicos como fadiga muscular, fadiga cardiopulmonar, frequência cardíaca e cãimbras. E no outro, os alunos atuaram como pacientes ou atletas, observando a dificuldade de realização das atividades que exigem preparo físico, força , flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e propriocepção. Assim, ficou nítida a importância de se realizar os exercícios da forma certa e de se respeitar o limite individual, seja atleta, sedentário ou patológico.
NinoBellieny
Consultor de Relações Institucionais da Redentor
Jornalista - Registro:30067-RJ