27.10.2015
Compartilhe
A Prof.ª Denise R. B. Mello, de Psicologia Médica, preparou uma aula diferente e motivadora para os alunos de Medicina da Redentor. Eles participaram de uma atividade em grupo, aprendendo o que é empatia.
Em uma atividade vivencial, foi mostrado como desenvolver tal habilidade, uma qualidade essencial à prática médica.
Segundo a professora Denise, “a atividade se baseia no pressuposto de que muitos conteúdos podem ser aprendidos fazendo, mas a empatia pode ser desenvolvida pelo processo de aprender... sentindo.”
Ela também afirmou: “A empatia, a habilidade de se colocar no lugar do outro, tem sido tema de pesquisas, especialmente pela Prof.ª Patrícia Tempski, uma médica pediatra, professora de medicina da USP, que desenvolve um projeto denominado: ‘Em seus sapatos’.
A atividade para os estudantes do curso de Medicina da Redentor se assemelhou à proposta, dando ao aluno a vivência, por algum tempo, de passar por uma situação de limitação física, utilizando cadeiras de roda, muletas, ataduras, máscaras de dormir, protetores auriculares e outros, com o propósito de simular essa condição.”
Certamente, viver e sentir, ainda que por algumas horas, o que o paciente sofre, oferece ao futuro médico uma experiência de grande amplitude e melhor entendimento do outro. Isso é empatia.
NinoBellieny
Consultor de Relações Institucionais da Redentor
Jornalista - Registro:30067-RJ