3.6.2014
Compartilhe
No sábado, 31 de maio de 2014, das 10:00 às 18:00, os alunos de primeiro período do Curso de Marketing da Faculdade Redentor de Campos, devidamente identificados com crachás, estiveram em grandes estabelecimentos da cidade para realizar uma pesquisa de mercado sobre achocolatados. A turma foi dividida em duas equipes, uma com a função de entender o atual posicionamento de Nescau e a outra responsável por Toddy.
A pesquisa foi aplicada com a ferramenta SurveyMonkey (https://pt.surveymonkey.net). Trata-se de uma ferramenta profissional para montar pesquisas de opinião e realizar análises estatísticas. É utilizada por grandes empresas como Samsung, Facebook entre outras. Para esta pesquisa, foi contratado o plano Plus que custa cerca de R$ 50 por mês e oferece vários recursos (https://pt.surveymonkey.com/pricing/?ut_source=header). Entre os principais pontos fortes desta ferramenta está o fato de não precisar de papel (o questionário foi aplicado por meio dos dispositivos móveis dos alunos) e de não demandar tempo para tabulação de dados (inclusive, a análise pode ser feita em tempo real).
A atividade faz parte da disciplina de Sistemas de Informação e Pesquisa em Marketing, coordenada e lecionada pelo Prof. Alber Neto, e foi planejada para ser desenvolvida ao longo de todo o semestre, pontuada por outros momentos de pesquisas de documentação indireta e respectivas análises.
O objetivo principal de toda a disciplina é (A) coletar e sistematizar uma matriz de informações que possibilite aos alunos avaliar o atual posicionamento desses produtos e, assim, (B) habilitar estes alunos a sugerir novas estratégias a fim de conquistar maior desempenho e obter maior lucratividade.
Nesta disciplina coloca-se os alunos em contato com uma situação próxima a realidade de mercado e os preparam para futuras consultorias em Marketing. O Prof. Alber Neto versa sobre o modelo de avaliação:
– O produto final da disciplina é desenvolvido ao longo de todo o semestre letivo. Apresento aos alunos, já no primeiro dia de aula, o que iremos construir e a justificativa para tal. Depois, apresento um cronograma onde as etapas de desenvolvimento estão atreladas as datas das aulas. A exposição de cada aula refere-se diretamente às etapas previamente definidas; e além da exposição, é reservado tempo hábil para que as equipes se organizem e produzam sob minha orientação, otimizando seu tempo na Faculdade. O desempenho de todos é mapeado e avaliado. As notas de maior peso são atribuídas nas datas de V1 e V2, onde estes apresentam – respectivamente – a pesquisa de documentação indireta e o diagnóstico do posicionamento do produto, e depois a pesquisa de documentação indireta, diagnóstico final e sugestão de novas estratégias para o produto.
O Professor defende as vantagens deste modelo:
– As vantagens são muitas: otimização do tempo destinado para Faculdade, afinal, a maior parte dos alunos trabalham e têm tempo escasso; é estabelecido uma ligação direta entre teoria e prática; desenvolvimento de um produto final; é dado um exemplo prático de que um bom produto deve ser planejado em etapas bem definidas e transformado em um cronograma; desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe; contato direto com ferramentas profissionais e com o mercado; incentivo ao empreendedorismo – diz Alber.
Os alunos demonstraram muito engajamento e aproveitaram a oportunidade de se relacionar com o público consumidor dos produtos estudados. O professor está confiante de um excelente resultado final.