28.9.2015
Compartilhe
A química em sala de aula
Conhecer o corpo humano a fundo é uma das tarefas mais importantes para o trabalho de um médico. Por isso é que, no curso de medicina, a bioquímica exerce um papel de destaque, pois é a disciplina que destrincha para os alunos todo o funcionamento do metabolismo e a forma como ele pode desenvolver doenças.
De acordo com Dr. Vagner Simonin, professor de bioquímica do curso de medicina da Redentor, essa é uma das matérias que têm despertado bastante interesse dos alunos. “Ela tem uma importância muito grande em relação à formação médica, porque vê todo o metabolismo humano e isso é a base para qualquer disciplina de qualquer especialidade que o médico queira seguir no futuro. Acredito que o médico conhecedor do metabolismo humano, de forma profunda, consegue resolver um caso clínico com mais facilidade. Ele obtém meios mais precisos de sanar o problema de um paciente, uma doença e, sobretudo, de diagnosticar melhor. Isso sem dizer que existem doenças próprias do metabolismo. Hoje, cada dia mais se percebe que erros metabólicos estão envolvidos com doenças, a exemplo de diabetes, Alzheimer, Parkinson, então, o metabolismo está sendo muito estudado em relação a doenças crônicas, o que reforça sua importância na rotina de estudos desses alunos”, disse Vagner.
Nutricionista formado pela UFRJ, com mestrado e doutorado pela mesma universidade, além de coordenador do curso de nutrição da Redentor em Itaperuna e presidente do comitê de ética e pesquisa, Dr. Vagner ressalta como que, a despeito da vasta formação de cada um, a troca de experiência com os alunos têm enriquecido o trabalho do professor. “Os alunos buscam muita informação. Eles estão sempre querendo aprender mais. O professor fica motivado a querer ensinar mais também. Nós aprendemos bastante com eles. É uma troca. O aluno motivado traz coisas novas e desafia você a se atualizar. Essa é uma das motivações mais gratificantes de dar aula nesse curso: o fato de buscar sempre algo novo para aprimorar a formação de cada aluno”, finalizou.
Texto produzido em: 21/08/2015