3.3.2016
Compartilhe
Como engenheiro de produção e escrevendo diversos artigos para o Blog Industrial, pensei que seria muito interessante falar sobre a importância do profissional da engenharia de produção em uma indústria.
O crescimento exponencial da engenharia de produção
A engenharia de produção vem tendo um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento da nossa sociedade. Tanto que isso é refletido no aumento da procura por engenheiros e engenheiras de produção, não só nas indústrias, como também em diversas outras áreas de atuação.
Para você ter uma ideia, quando fiz meu vestibular em 1997, havia apenas 1 curso de engenharia de produção plena na cidade do Rio de Janeiro e 3 no estado; ano passado havia mais de 70 cursos no estado. O restante do Brasil teve um crescimento tão expressivo quanto este.
Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem da importância que esta engenharia tem e muito menos o que o profissional faz. Não poderíamos conceber a ideia de um viaduto sem um engenheiro civil e de um motor de carro sem um engenheiro mecânico, certo?
E o engenheiro de produção, qual o seu foco? A resposta pode ser resumida nas palavras projeto e gestão de sistemas, envolvendo não só tecnologias e processos, mas também pessoas, clientes, fornecedores e governo, com fluxos constantes de informação, material e dinheiro.
O que é a engenharia de produção?
A engenharia de produção é o ramo das engenharias que trabalha com a melhoria e implantação de sistemas, envolvendo:
Pessoas
Materiais
Equipamentos
Energias
Informações
Compete a ela projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços. Ou seja, a produção não trata somente de bens, mas também de serviços. Não sei se você já parou para pensar nisso, mas normalmente quando se fala em produto, se pensa em um bem, entretanto um serviço também pode ser considerado como produto do trabalho de quem o realiza.
Na realidade, a produção nada mais é do que a transformação de algo de um estado para outro. Por exemplo, a produção de móveis transforma madeira, pregos e parafusos em mesas, cadeiras etc. Por outro lado, um salão de beleza transforma o cabelo de longo para curto; os correios transformam um pacote em São Paulo para um pacote em Manaus, e assim por diante.
O que faz um engenheiro de produção?
Antes de falar sobre o que faz uma engenheira ou um engenheiro de produção, acho importante citar uma definição de engenheiro que achei bastante interessante, direto da Wikipédia:
“Um engenheiro é um profissional de engenharia, preocupado com a aplicação do conhecimento científico, matemática e criatividade para desenvolver soluções para problemas técnicos.”
Portanto, os engenheiros e engenheiras de produção são parte extremamente importante em indústrias e empresas que procuram soluções para seus problemas de produção de bens e serviços. Com isso, é possível aumentar a produtividade e serem mais rentáveis.
A partir do conhecimento de engenharia conectado a técnicas de administração e bases de economia, o engenheiro de produção adota alguns procedimentos para facilitar o trabalho, melhorar técnicas de produção e ajustar atividades financeiras, logísticas e comerciais. Além disso, é ele quem define como matérias-primas, mão-de-obra e equipamento são integrados; especifica, prevê e avalia os resultados obtidos destes sistemas.
O que faz um engenheiro de produção em uma indústria?
Engenheiros de produção industriais determinam quais os modos mais eficientes para utilizar os fatores básicos de produção (pessoas, máquinas, materiais, informações e energia) para fornecer um serviço ou fabricar um produto. Eles são o elo entre as metas propostas pela administração e o desempenho operacional e buscam a todo momento aumentar a produtividade através da gestão de pessoas, métodos, organização de tecnologias e processos de negócios.
Para elucidar problemas de produção e organizacionais, os engenheiros industriais estudam os produtos e suas demandas. Desenvolvem sistemas de controle gerencial para auxiliar no controle de custos e gestão financeira, além de projetar sistemas de planejamento e controle da produção.
Também é função deste profissional aperfeiçoar os sistemas de distribuição de bens e serviços, determinar em qual local de uma fábrica há a melhor combinação de disponibilidade de matérias-primas, infraestrutura de transporte e custos. Os engenheiros de produção usam computadores para simular e controlar as mais variadas atividades e dispositivos da sua indústria, como linhas de montagem e robôs automatizados.
Como é a graduação de um curso Engenharia de Produção?
A graduação possui as disciplinas básicas das engenharias, aulas de administração, economia e matérias específicas de gestão de investimento e organização do trabalho, sendo trabalhada em cima de 4 grandes eixos:
Conhecimentos Gerais – Ciências básicas que trazem a área da engenharia e formação humanística
Gestão Empresarial – Disciplinas direcionadas para a visão integral e sistêmica da indústria no âmbito socioeconômico na qual ela está inserida.
Base Tecnológica – Aqui são trabalhadas matérias de arquitetura industrial, mecânica, elétrica, automação e gestão ambiental
Formação Específica – É onde são trabalhadas disciplinas escolhidas com a área de atuação, como qualidade, produtos, processos, logística, ergonomia, sistemas de produção, finanças e estruturas organizacionais.
A duração média do curso é de 5 anos e para conseguir o diploma é necessário fazer estágio e apresentar um projeto final de curso ou uma monografia.
Em quais áreas um Engenheiro de Produção pode atuar em uma indústria?
Em uma indústria, um engenheiro habilitado em produção pode trabalhar em setores como:
Compras
Comercial
Programador da Produção
Marketing
Financeiro
Supervisor de Linha
Analista de PCP
Gerente de Produção
Diretor Industrial
Para você saber um mais sobre algumas dessas funções, veja o artigo que escrevi sobre os cargos essenciais para a sua indústria
Venha para a produção e trabalhe na indústria
Como disse no início do artigo, o nosso país precisa muito de mais e melhores profissionais de engenharia de produção trabalhando nas indústrias. Se você está na graduação ou já se formou em engenharia de produção, procure opções de trabalho nas indústrias da sua região, pois certamente o seu trabalho irá ajudar muito elas a elevarem seus patamares. Caso você esteja pensando em fazer uma faculdade, considere o curso de engenharia de produção como uma excelente opção.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da engenharia de produção em uma indústria você pode continuar aprendendo sobre o mundo industrial. Para isso, acesse o Blog Industrial e fique por dentro de tudo!
Fonte: Nomus