O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação criado em 1999 para financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições de ensino superior não gratuitas.
Desde sua criação, o FIES vem passando por importantes mudanças com o objetivo de ampliar cada vez mais o acesso ao ensino superior. Recentemente, em 2010, o fundo passou a operar com várias inovações que facilitaram a tomada de financiamento por parte do estudante. Os juros baixaram para 3,4% ao ano, o período de carência passou de seis para 18 meses, a contratação agora acontece em fluxo contínuo e o prazo para quitação do saldo devedor passou a ser de três vezes o período do curso financiado.
A Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação é o agente supervisor do programa, sendo o órgão responsável pela formulação da política de oferta de financiamento e supervisão da execução das operações do fundo.
Mais informações e inscrição pelo site https://acessounico.mec.gov.br/fies
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação criado em 1999 para financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições de ensino superior não gratuitas.
Desde sua criação, o FIES vem passando por importantes mudanças com o objetivo de ampliar cada vez mais o acesso ao ensino superior. Recentemente, em 2010, o fundo passou a operar com várias inovações que facilitaram a tomada de financiamento por parte do estudante. Os juros baixaram para 3,4% ao ano, o período de carência passou de seis para 18 meses, a contratação agora acontece em fluxo contínuo e o prazo para quitação do saldo devedor passou a ser de três vezes o período do curso financiado.
A Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação é o agente supervisor do programa, sendo o órgão responsável pela formulação da política de oferta de financiamento e supervisão da execução das operações do fundo.
Mais informações e inscrição pelo site https://acessounico.mec.gov.br/fies
➪ TERMO DE ADESÃO - FIES 2023.2
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas, facilitando a conquista do tão sonhado diploma superior. Para ser beneficiado pelo programa é preciso obter média mínima de 450 pontos nas questões do ENEM e pontuação maior que 0 na redação do exame. Também é necessário comprovar a sua renda familiar bruta mensal. Além disso, o estudante não deve possuir formação em cursos superiores. Tire as suas dúvidas e descubra mais sobre o programa clicando aqui!
Veja o Número de Vagas PROUNI ofertadas e preenchidas em nosso último processo seletivo, conforme a Portaria do MEC nº 422, de 14 de junho de 2022.
➪ TERMO DE ADESÃO - PROUNI 2023.1
➪ TERMO DE ADESÃO - PROUNI 2023.1
➪ TERMO DE ADESÃO - PROUNI 2023.2
O Faça Acontecer é o crédito estudantil do Sicoob, destinado para o financiamento de cursos
de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado oferecidos por instituições
conveniadas. Confira as vantagens:
• Produto 100% digital e nacional. Acesso no site facaacontecer.com.br;
• Crédito a partir do primeiro período;
• Financiamento de até 3 mensalidades em atraso;
• Aluno não precisa ter renda;
• Não há necessidade de garantia real, apenas avalista(s);
• Melhores taxas do mercado.
1. Faça a simulação e cadastre sua proposta de crédito.
2. Aguarde a análise do crédito e a validação da sua Instituição de Ensino.
3. Abra sua conta corrente no App Sicoob.
4. Assine o contrato pelo Whatsapp.
• Como faço para contratar o Faça Acontecer?
A contratação é 100% online, no site do Faça Acontecer. Faça sua simulação, cadastre sua proposta de financiamento e aguarde a análise de crédito. Se sua proposta for aprovada, o Sicoob confirmará seus dados acadêmicos com sua instituição de ensino, e, em seguida, você precisará abrir uma conta corrente pelo APP Sicoob, caso ainda não seja associado. Concluídas essas etapas, o Sicoob enviará o contrato para você, seu(s) avalista(s) e respectivos cônjuges (se houver), para assinatura digital, via Whatsapp. Após as assinaturas, o Sicoob liberará a operação e transferirá o recurso do financiamento para a instituição de ensino.
• Como funciona?
Para financiamento de cursos de graduação, os contratos de financiamento são firmados por período (semestre), ou seja, a cada novo semestre é necessário cadastrar uma nova proposta em nosso site, porém os critérios são simplificados para renovação contratual. Para pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, o contrato de financiamento é firmado para o curso todo.
• A partir de que momento posso contratar?
Você poderá registrar sua proposta a qualquer momento e estar apto a iniciar os estudos, desde que esteja em conformidade com o regulamento das instituições de ensino. Portanto, é necessário estar atento também ao prazo de matrícula/rematrícula dessas instituições.
• É preciso ter renda própria?
Não, o aluno não precisa ter renda própria para registrar a proposta. Porém, precisa apresentar, no mínimo, um avalista com renda comprovada. Esse avalista pode ser quem efetivamente vai pagar as parcelas do financiamento, como os pais, tios, avós, entre outros. Caso o aluno declare renda, o valor será contabilizado na renda total da proposta.
• Qual é a renda mínima necessária para obter o financiamento?
A parcela do financiamento poderá corresponder a até 40% da renda total cadastrada na proposta, mas será descontado desse valor o endividamento do aluno e do(s) avalistas conforme os dados do Sistema Financeiro Nacional (empréstimos, financiamentos, etc.).
• Quais são os critérios para aprovação?
A Instituição Financeira Sicoob possui alguns critérios para análise do crédito. Um desses critérios é que aluno e avalista(s) não podem ter restrições em seu CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou no histórico do Sistema Financeiro Nacional.
• Quem pode ser avalista?
Apenas pessoas físicas, maiores de 18 anos e com renda comprovada.
• Qual é a documentação necessária?
Para o aluno é necessário: documento de identificação com foto, comprovante de residência,
comprovante de renda (se houver) e certidão de casamento (se casado ou divorciado). Para o avalista é necessário: documento de identificação com foto, comprovante de residência, comprovante de renda e certidão de casamento (se casado ou divorciado).
• Como vou pagar o financiamento?
Você pagará as parcelas no dobro do tempo financiado. Por exemplo, se financiar 6 mensalidades, pagará ao Sicoob em 12 parcelas. Essas parcelas serão debitadas da sua conta corrente do Sicoob e, por esse motivo, não há necessidade de boleto. Você precisará ter disponível o valor completo da parcela, no dia do vencimento, na sua conta corrente.
• Como verificar os apontamentos no SCR/Serasa?
Valores vencidos recentes no SCR é possível verificar o valor e sua origem por meio da ferramenta ‘’Registrato do Banco Central do Brasl’’ (https://registrato.bcb.gov.br/). Apontamentos registrados no Serasa podem ser consultados através do site https://www.serasa.com.br/.
• É permitida amortização de pagamento?
Sim. Esse procedimento é realizado através do APP Sicoob
• Site: facaacontecer.com.br
• E-mail: [email protected]
• Instagram: @facacontecersicoob
• Atendimento Digital para Alunos (Whatsapp): 800 878 5127
O financiamento é concedido em 6 (seis) mensalidades para alunos veteranos e em 5 (cinco) mensalidades por semestre para calouros. Para matrículas novas, a mensalidade 1 (um) deve ser paga diretamente a IES em sua forma integral.
O aluno deverá comparecer à IES ou abrir uma solicitação pelo [email protected] para que seja confeccionada uma carta de aptidão, que será assinada pelo Pró-Reitor Administrativo/Financeiro do UniRedentor Afya.
Com a carta em mãos, o aluno se encaminhará ao banco para iniciar o processo e consultar as melhores condições.
A proposta de financiamento está condicionada a prévia análise de crédito do discente e de seus garantidores, bem como as normas estabelecidas pelos bancos.
A responsabilidade da IES limita-se a confirmação das informações acadêmicas e financeiras do aluno, não tendo portanto nenhuma intervenção na proposta de financiamento, taxas de juros, forma de pagamento ou análise de crédito.
Neste financiamento, o valor informado contempla desconto de antecipação.
• 06 mensalidades com 3%.
• 05 mensalidades com 2,5%.
O UniRedentor Afya prestará orientação aos discentes do curso de MEDICINA que desejarem a contratação do financiamento ofertado pela CASHME. Neste caso, toda tratativa deverá ser realizada entre aluno e CASHME. O UniRedentor Afya prestará apenas orientação durante o processo de contratação. Para maiores informações sobre os produtos de crédito ofertados pelo CASHME e simulações, acesse o site:
O financiamento é concedido em 6 (seis) mensalidades para alunos veteranos e em 5 (cinco) mensalidades por semestre para calouros. Para matrículas novas, a mensalidade 1 (um) deve ser paga diretamente a IES em sua forma integral.
O processo é realizado totalmente pelo site Faça Acontecer - Sicoob ES (facaacontecer.com.br)
Ao realizar uma simulação, o aluno deve preencher os dados necessários e realizar seu cadastro no portal. Após esta etapa, deve enviar os documentos necessários e cadastrar seu avalista para completar a proposta.
A equipe do SICOOB avaliará as informações preenchidas efará a análise de crédito.
Após a aprovação, o aluno deverá abrir uma conta em uma das cooperativas do Sicoob Espirito Santo pelo site ou em uma agência física. Em Itaperuna a agência está localizada na Av. Pres. Dutra, 800 - Cidade Nova, Itaperuna - RJ, 28300-000.
A proposta de financiamento está condicionada à prévia análise de crédito do discente e de seus garantidores, bem como as normas estabelecidas pelos bancos.
A responsabilidade da IES limita- se a confirmação das informações acadêmicas e financeiras do aluno, não tendo, portanto, nenhuma intervenção na proposta de financiamento, taxas de juros, forma de pagamento ou análise de crédito.
*Alunos beneficiários do financiamento SICOOB NÃO são elegíveis para o desconto de antecipação.
*Para todos os financiamentos, nas renovações, abrimos uma janela de tempo para que o aluno renove seu financiamento, se a renovação e o repasse a IES forem realizados dentro do período estipulado será possível renovação incluindo parcela de rematrícula. (Esta condição pode ser alterada de acordo com os editais de rematrícula de cada semestre)
Obs: A data para pedido dos financiamentos não é a mesma de rematrícula. Fique atento aos comunicados ou procure informações pela central do aluno.
O financiamento estudantil, ou financiamento educacional Alume, é uma alternativa para auxílio financeiro para custeio do curso de Medicina.
A contratação é efetuada entre o aluno e o Alume direto no site (https://alume.com/). É necessário que o aluno obtenha a CARTA DE HABILITAÇÃO devidamente preenchida e assinada pela Instituição de Ensino Superior.
Toda documentação necessária para a análise inicial do financiamento, devidamente preenchida e assinada, poderá ser enviada por e-mail/site para Alume. O prazo de retorno da análise para o financiamento com imóvel em garantia é de 30 a 60 dias, e sem imóvel em garantia é de 7 a 14 dias. Com o Financiamento Estudantil Alume aprovado, o aluno(a) deverá emitir o boleto das mensalidades, gerando o desconto de antecipação, com o vencimento de 03 dias úteis, pois o pagamento do boleto pela Alume ocorrerá até o final do dia útil seguinte.
*A emissão do boleto de antecipação semestral é feita pelo próprio aluno no portal do aluno.
Será possível apenas o financiamento do semestre vigente, não sendo possível a inclusão de débitos anteriores.
Consulte as taxas e condições atualizadas no site do parceiro: www.alume.com
São requisitos para requerimento deste financiamento:
• Aluno ser maior de 18 anos;
• Ter imóvel para ser utilizado como garantia (para modalidade com garantia de imóvel), podendo ser utilizados até dois imóveis como garantia. Os imóveis não precisam estar em nome do estudante.
• O aluno não poderá possuir dois financiamentos simultaneamente.
• Para a modalidade com garantia de Imóvel, a presença do imóvel precisa ser nas regiões Sul, Sudeste ou Centro-Oeste.
• O aluno deverá estar regularmente MATRICULADO no curso de MEDICINA do UniRedentor Afya.
A assinatura do contrato é feita de uma única vez no momento da contratação inicial.
Para a renovação do financiamento com Imóvel em garantia é necessário o envio para o Alume da Carta de Habilitação com valores e períodos atualizados pela unidade.
Para a renovação do financiamento sem Imóvel em garantia é necessário o envio para o Alume, a atualização da documentação e da Carta de Habilitação com valores e períodos atualizados pela unidade.
A proposta de financiamento está condicionada a prévia análise de crédito do discente e de seus garantidores, bem como as normas estabelecidas pelos bancos e instituições financeiras parceiras. A responsabilidade da IES limita-se a confirmação das informações acadêmicas e financeiras do aluno, não tendo, portanto, nenhuma intervenção na proposta de financiamento, taxas de juros, forma de pagamento ou análise de crédito.
A presente política tem o objetivo de apresentar os programas de bolsas efinanciamentos públicos e privados disponíveis para contratação na UniRedentor/Afya.
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