As Ligas Acadêmicas são grupos formados por estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento e que têm como objetivo aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão. Essas atividades têm como finalidade complementar a formação acadêmica dos estudantes e contribuir para desenvolvimento da população.
• A Liga Acadêmica Uniredentor Afya tem por finalidade:
I. Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas de áreas temáticas do conhecimento;
II. Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;
III. Estimular e promover o ensino e a pesquisa, servindo-lhes de campo de atividades e desenvolvimento;
IV. Desenvolver atividades assistenciais de prevenção e tratamento de doenças, bem como de proteção e recuperação da saúde;
V. Colaborar com a instituição de ensino no desenvolvimento de tecnologias assistenciais, educativas e operacionais;
VI. Estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições, para a solução dos problemas sociais;
VII. Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.
Justifica-se a Liga Acadêmica Clínica Cirúrgica como um método de aprimoramento do conhecimento teórico e prático dos discentes dos cursos desta IES, atuando assim no ensino, pesquisa e extensão, tendo como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área. Dessa forma, contribuirá para a formação acadêmica e profissional dos alunos a ela vinculados. A partir de tais objetivos, a Liga terá como articulação de suas propostas a confluência com os princípios de universalidade, equidade, integralidade, descentralização, hierarquização e controle social, além das necessidades do SUS. Além de trabalhar revertendo o aprendizado para a comunidade local por meio de campanhas comunitárias e ações sociais sobre a prevenção do câncer, tais como: tumores mais prevalentes no Brasil (próstata e mama), nestas atividades membros da LACCON farão estágios supervisionados na Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC), localizada em Itaperuna/RJ, tanto na pratica em saúde, quanto na função pedagógica para com os acadêmicos.
• Objetivo Geral: A LACCON tem como objetivo apresentar os conceitos de oncologia associados às ciências da saúde, inter-relacionar e interligar esses com patologias e aplicá-los na sociedade, criar simpósios, artigos e pesquisas relacionadas à área.
• Objetivos Específicos:
I – Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas na área de oncologia da Medicina e suas diversas especialidades;
II – Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;
III – Estimular e promover o ensino e a pesquisa, servindo-lhes de campo de atividades e desenvolvimento;
IV – Desenvolver atividades assistenciais e tratamento multidisciplinar em oncologia, bem como de proteção e recuperação da saúde sob supervisão médica;
V – Colaborar com a instituição de ensino no desenvolvimento de tecnologias assistenciais, educativas e operacionais;
VI – Estender serviços à comunidade, buscando integração com a instituição de ensino, para a solução dos problemas médico-sociais;
VII – Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.
• Objetivos Específicos da Extensão:
Estudar e planejar intervenções biopsicossociais com apoio desta IES e da FNCC o combate ao Câncer no município de Itaperuna/RJ, que busquem a melhora clínica, psicológica e social de indivíduos acometidos por problemas oncológicos.
• Objetivos Específicos da Pesquisa:
I - Realizar a criação de projetos de pesquisa e extensão, além de eventos científicos e sociais, palestras, cursos, seminários, simpósios, congressos referentes oncologia, que agrega para o aprendizado acadêmico dos alunos, bem como o desenvolvimento da saúde da população de Itaperuna;
II - Elaborar artigos e resumos científicos que divulguem os principais resultados adquiridos durante o estudo da oncologia e sua aplicação na saúde da população.
III - Participação em Congressos e eventos científicos, assim como eventos de divulgação científica, simpósios. Objetivando um amadurecimento de uma cultura de ciência nos acadêmicos de medicina desta IES.
› Afrânio Simões Pessanha
Médico com Especialidade em Cirurgia Oncológica, CRM 52-56655-6 e RQE 31.437
São 6 membros da diretoria e 13 ligantes, atualmente, total de 19 ligantes.
› Leonardo Davi Crespo Santana
Presidente
› Júlia Silveira Aguiar
Vice-Presidente
› Caio de Oliveira da Silva
Secretário
› Heloisa Costa Lima
Dir. Financeiro
› Norma Souza Prado
Dir. Marketing
› Anderson Ferreira Pinheiro
Dir. Científico
Instagram: @lacc.oncologiaa
De acordo com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM), a graduação em medicina é baseada no tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo incorporado naturalmente nas ligas acadêmicas, que se tornam fontes de aprofundamento e agentes de construção e divulgação de conhecimento científico. A Anestesiologia e Dor, tema comum em diversas disciplinas do curso médico, como Fisiologia, Semiologia, entre outras, são extremamente relevantes para o conhecimento médico e para os acadêmicos que pensam na especialidade. Assim se justifica a criação de uma liga específica para o tema.
Incentivar o conhecimento e ampliar o acesso as temáticas que tangem as áreas da Anestesiologia, Dor e Técnicas anestésicas para os ligantes e também aqueles que se interessam pelo assunto.
› Pedro da Rocha Jorge Moraes
Médico com Especialidade em Anestesiologia,
CRM-RJ 52-0110912-0 e RQE 38407
São 6 membros da diretoria e 24 ligantes, atualmente, total de 30 ligantes.
› Robinson Antonio Coelho Júnior
Presidente
› Gabriele Fragoso Bossan
Vice-Presidente
› Lavínia Lages Almeida
Secretário
› Alice Moreira Silveira
Dir. Financeiro
› Polyana de Souza
Dir. Marketing
› Lucas Chaves da Cruz Costa
Dir. Científico
O tema visa uma imersão no assunto de Cardiologia, buscando oferecer aos ligantes uma maior base teórica sobre o assunto, a discussão de casos clínicos e a realização de atividades práticas.
A LACARDIO UniREDENTOR reunir acadêmicos do curso médico que estejam comprometidos no aprofundamento e desenvolvimento da Cardiologia, debatendo temas relacionados às disciplinas de Cardiologia em aulas teóricas, os impactos e as demandas cardiológicas da população; e nortear os acadêmicos membros da LACARDIO sobre a importância dos estudos em Cardiologia e a associação com a clínica das enfermidades, da interação multidisciplinar, das diversas terapias intervencionistas.
› Carlito Lessa da Silva
Médico, CRM-RJ 5285498
São 6 membros da diretoria e 18 ligantes, atualmente, total de 24 ligantes.
› Luiz dos Santos Freitas Mattos Júnior
Presidente
› Gabriel de Lima Tomé
Vice-Presidente
› Sarah Borges Dias Canto
Secretário
› Kaio Azevedo de Oliveira
Dir. Financeiro
› Gabriel Chambella Neiva Garcia
Dir. Marketing
› Welington Marcos Vital de Azevedo
Dir. Científico
Tendo em vista o principal objetivo da Faculdade de Medicina - UniRedentor do grupo Afya, em formar profissionais da saúde com conhecimentos aprimorados em diversas áreas médicas, destaca-se a área cirúrgica, uma vez que a mesma se encontra amplamente presente no cotidiano da maioria dos profissionais. Além disso, a área supracitada se destaca por ser de grande compartilhamento de interesses entre os alunos, surge com o reconhecimento de uma demanda pela necessidade de ampliar e fortalecer o conhecimento do acadêmico de forma mais aprofundada que a prevista em currículo, tanto nas Bases da Técnica Cirúrgica, quanto na Cirurgia como abordagem de Tratamento. E para conhecer, discutir, ensinar e exercitar esse conhecimento teórico-prático, a Liga Acadêmica de Cirurgia (LACIR) se faz presente.
Para tal, a Liga Acadêmica de Cirurgia surge com o objetivo de diminuir a lacuna entre o graduando em medicina e a cirurgia, complementando a graduação com ações extensionistas que além de suprirem o aluno com o conhecimento necessária, motivá-los a ultrapassarem seus conhecimentos para fora da Universidade. Através da organização de aulas teóricas e práticas, ministradas pelos próprios alunos e/ou professores renomados, participação de atividades de pesquisa e extensão, discussões de novas abordagens cirúrgicas, além de cursos e simpósios, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em conjunto e de maneira integrada com diversos cursos e períodos. Com uma supervisão docente efetiva e ativa durante a rotina da liga, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver e articular as três principais vertentes do núcleo: ensino, extensão e pesquisa. Na área de ensino, serão ministradas aulas teóricas e práticas, formação de grupos de estudos destinados ao aprendizado relacionado à Cirurgia e suas diversas especialidades e promoção de cursos ligados à área cirúrgica. Na frente de pesquisa, os alunos poderão produzir trabalhos científicos, participar e organizar congressos e simpósios, além de publicar em periódicos. Na área de extensão, a liga visa envolver a comunidade com os alunos através de eventos a serem promovidos em locais públicos, com o intuito de conscientizar a população sobre temas recorrentes, com devida orientação sobre como agir diante da situação.
› Enilton Monteiro Machado
Médico, CRM-RJ 619936
› Marrathma Sepulveda Ribeiro
Médica com Especialidade em Ginecologia e Obstetrícia, CRM-RJ 52-84960 e RQE 37.206
São 6 membros da diretoria e 12 ligantes, atualmente, total de 18 ligantes.
› Larissa Ribeiro Nonato
Presidente
› Yasmin Bianchi Piança Lima
Vice-Presidente
› Maria Alice de Carvalho Castilho Domingues
Secretário
› Júlia Sales da Rocha
Dir. Financeiro
› Carla Bettero de Araújo Batista
Dir. Marketing
› Sayonara Nogueira de Souza
Dir. Científico
Conforme a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM), um dos principais elementos da graduação em medicina é o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão. Baseado nisso, os principais temas discutidos ao longo da graduação médica são naturalmente incorporados na forma de ligas acadêmicas, que, além de serem focos de aprofundamento, servem como agentes de construção e divulgação de conhecimento científico. Dentro desse panorama, o tema de clínica médica além de ser comum a diversas disciplinas ao longo do curso (Histologia, Embriologia, Semiologia, Fisiologia, Farmacologia, etc.) é de ampla relevância no cuidado à saúde, assim, justificando o surgimento de uma liga relacionada diretamente a ele. Além disso, o meio é altamente propício ao surgimento da Liga Acadêmica de Clínica Médica da UniRedentor (LACM), pois, há disponibilidade de diversos especialistas no tema dentro da UniRedentor, bem como a oportunidade de fomentar o conhecimento prático com estágios no CACI. Por fim, a LACM também tem o intuito de suprir a necessidade de abordar assuntos relacionados ao universo da clínica médica, na qual enquadra o organismo como um todo. Com isso, serve de meio para atender aos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão enquanto contribui para o fortalecimento da própria comunidade académica da UniRedentor.
A Liga Acadêmica de Clínica Médica da UniRedentor tem por objetivo fomentar o conhecimento e ampliar o acesso às temáticas acerca da área de Clínica Médica, atuar em pesquisa, estudo e extensão e aprofundar sobre diagnósticos e prevenção de doenças ligadas a mesma área para os ligantes e também àqueles que se interessam pelo assunto.
› Alcione Geraldo Alvarez Gonçalves
CRM-RJ 647934 e RQE 17.49
› Annabelle de Fátima Modesto Vargas
CRF nº 7.610
São 6 membros da diretoria e 9 ligantes, atualmente, total de 15 ligantes.
› Letícia Barbosa Facchini Garcia
Presidente
› Nathalia de Melo Carmanini
Vice-Presidente
› Mariana de Oliveira Gonçalves
Secretário
› Mariana Ferreira Mendonça
Dir. Financeiro
› Natalia Campos Viana›
Dir. Marketing
› Karen Abreu Inácio Pinheiro
Dir. Científico
Em comum acordo com as normativas regidas pelo DAMPA, a finalidade da LADUNI é oferecer aos participantes as condições de aprendizado dispostas pelo tripé universitário, na qual é descrito por: ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, a LADUNI visa congregar acadêmicos da área da saúde interessados no aprendizado e no desenvolvimento técnico-científico na área de Dermatologia e afins; contribuir na formação acadêmica, voltada às áreas de Dermatologia, de seus membros durante o curso de graduação; desenvolver pesquisas prospectivas, colaborar na realização de protocolos científicos e padronizar atendimentos nas áreas de Dermatologia; desenvolver atividades de extensão à comunidade; participar de discussões anátomo-clínicas de casos promovidas pela coordenação da LADUNI; realizar cursos, palestras e seminários; participar de estágios nos diferentes serviços relacionados com as áreas de Dermatologia; a fim de promover conhecimento e promover saúde.
A LADUNI tem por objetivo fomentar o conhecimento e ampliar o acesso às temáticas que tangem às áreas da Dematologia, a fim de maiores experiências para os ligantes e também àqueles que se interessam pelo assunto.
› Paulo Fernando Bastos Freire
Médico, CRM-RJ 5249536-2
› Bruna Passalini Gonçalves
Médica, CRM-RJ 957690
São 6 membros da diretoria e 5 ligantes, atualmente, total de 11 ligantes.
› Isabella Pedrosa
Presidente
› Ana Clara Mello
Vice-Presidente
› Gustavo Duarte
Secretário
› Yasmin Avelino
Dir. Financeiro
› Carolina Sant'ana
Dir. Marketing
› Evelyne Vargas
Dir. Científico
A necessidade do funcionamento da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias é justificada uma vez que essas matérias não são tão explorados ou não demonstram tanto interesse outras matérias do curso de medicina, como cardiologia, cirurgia, semiologia, etc. Dessa forma, a Liga permite um meio de aprimoramento do conhecimento teórico e prático dos discentes dos cursos desta IES, atuando assim no ensino, pesquisa e extensão, tendo como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área.
Além aprimoramento do conhecimento teórico e prático dos ligantes, a liga propiciará um ambiente de fomento às atividades de pesquisa e extensão, a difusão de informações e curiosidades úteis às demais áreas da medicina, incentivando o interesse e adesão dos demais discentes.
› Carla Henriques Agostini Vincis
Médica com Especialidade em Patologia - CRM/RJ 52-72403-3 e RQE 7823
São 6 membros da diretoria e 12 ligantes, atualmente, total de 18 ligantes.
› Thiago Ferreira Araújo
Presidente
› Alanna Cunha Mota do Carmo
Vice-Presidente
› Luíza Morgado Fróes
Secretário
› Edilson Lucas do Amaral Neto
Dir. Financeiro
› Lara Ribeiro Melo
Dir. Marketing
› Guiomar Peçanha Viana de Oliveira
Dir. Científico
As especialidades médicas discutidas ao longo da graduação médica, são incorporadas na forma de ligas acadêmicas, que além de serem focos de aprofundamento servem como agentes de construção e divulgação do conhecimento científico. As Ligas Acadêmicas incorporam e buscam a prática do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, assumindo um caráter extracurricular complementar, através de ações de natureza teórica e prática. Estas são constituídas fundamentalmente por estudantes que visam aprofundar-se em determinada área da medicina. A especialidade médica de endocrinologia e metabologia está relacionada ao cuidado das glândulas e hormônios do sistema endócrino, abrangendo diversas doenças relacionadas aos desequilíbrios metabólicos e hormonais. Por ser uma especialidade pouco conhecida fora do contexto da faculdade de Medicina e até mesmo por alguns acadêmicos, urge a necessidade de ter uma entidade que aborde sua importância e as patologias tratadas por essa especialidade, sendo este o objetivo da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia (LAENDO).
A Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia tem como objetivo fomentar o interesse nessa especialidade médica, e ampliar o conhecimento acerca das temáticas que tangem à Endocrinologia e Metabologia, inter-relacionando os assuntos abordados nas reuniões e nos simpósios, com a prática clínica e ações sociais. Organizar e participar de cursos, palestras, jornadas e congressos, relacionadas com as áreas de atuação do Centro Universitário UniRedentor. Além de proporcionar aos membros efetivos e à diretoria, a possibilidade de participação em projetos de pesquisa e estimular o acesso a publicações científicas da área, com ênfase na análise crítica a partir de reuniões periódicas.
› Sâmia Ferrari Salles
Médica, CRM 52935050 e Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
São 6 membros da diretoria e 9 ligantes, atualmente, total de 15 ligantes.
› Lorena Monteiro Coutinho
Presidente
› Alexandra de Carvalho Matos
Vice-Presidente
› Evelyn Ferreira Azevedo
Secretário
› Bruna Nogueira Pinto Vasconcellos
Dir. Financeiro
› Alice Cavallini N. Bourguignon
Dir. Marketing
› Janine Curvelo dos Santos
Dir. Científico
No meio caótico que a saúde se encontra, com um ambiente em que muitos médicos são desumanos e desatentos, a liga LAFCIS surge justamente para ir contra essa perspectiva de cenário, com o objetivo de formar e auxiliar futuros médicos no desenvolvimento de um olhar mais humano e integral ao paciente. Dessa forma, a existência e continuidade da LAFCIS proporciona um conhecimento teórico e prático para os estudantes, tornando a formação acadêmica mais ampla e humanizada. Ademais, o reflexo de todo esse aprendizado se expande aos pacientes e profissionais que participam dos trabalhos efetuados na liga. Uma vez que, ao serem expostos a estímulos externos positivos, geram respostas fisiológicas positivas e, por consequência, vivenciam sensações de bem-estar. Portanto, é de suma importância o papel da LAFCIS para uma formação e futura atuação médica mais humanizada e completa.
São princípios e finalidades da Liga Acadêmica de Fisiologia e Cuidado Integral em Saúde (LAFCIS) da UniRedentor: I. O ensino, a pesquisa e a assistência no desenvolvimento acadêmico dos estudantes de Medicina no campo da Fisiologia e no Cuidado Integral em Saúde; II. Promover a correlação do trabalho de musicoterapia, terapia do riso e situações de bem-estar com suas respostas fisiológicas, propiciando uma vivência teórico-prática; III. Despertar o interesse em estudos que envolvem emoções, vínculo médico-paciente, e as respostas positivas nos pacientes; IV. Organizar e auxiliar na promoção de ações de caráter científico e social que visem o aprimoramento do relacionamento interpessoal e da formação acadêmica; V. Desenvolver o hábito de observação, registro e divulgação de informações coletadas, com vistas a orientar as próximas gerações da Liga; VI. Proporcionar aos membros efetivos e diretoria a possibilidade de participação em projetos de pesquisa; VII. Estimular o acesso às publicações científicas da área da Medicina, nas literaturas que dizem respeito aos cuidados que envolvem música, alegria e a melhora de pacientes, com ênfase na análise crítica a partir de reuniões periódicas; VIII. Desenvolver reuniões de estudo e discussões, palestras, cursos, simpósios e outras atividades relacionadas aos temas que abrangem a Liga; IX. Realizar o acompanhamento em saúde em instituições em Itaperuna- RJ e cidades vizinhas, com o intuito de colocar em prática os estudos realizados e as organizações projetadas; X. Proporcionar Contato com pacientes e médicos dos Hospitais Conveniados; XI. Organizar e participar de cursos, palestras, jornadas, congressos, simpósios e outras atividades informativas relacionadas com as áreas de atuação da Medicina da UniRedentor; XII. Buscar, constantemente, defender as dimensões afetivas de um paciente como uma preocupação tão necessária quanto outros aspectos patológicos.
› Rozileia Silva Leonardo
Médica, CRM-RJ 52.95731-3 e Residência Médica na especialidade Medicina de Família e da Comunidade
› Renata Monteiro Teixeira Pontes
CREFITO-2 057136-F
São 6 membros da diretoria e 6 ligantes, atualmente, total de 12 ligantes.
› Letícia Ronchi dos Santo
Presidente
› Gabrielle de Paula dos Santos
Vice-Presidente
› Júlia Pereira Toledo
Secretário
› Aline Ferreira da Silva
Dir. Financeiro
› Camila Tauil Valente Gonçalves
Dir. Marketing
› Ayallon Coelho Fuly
Dir. Científico
Conforme a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM), um dos principais elementos da graduação em medicina é o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão. Baseado nisso, os principais temas discutidos ao longo da graduação médica são naturalmente incorporados na forma de ligas acadêmicas, que, além de serem focos de aprofundamento, servem como agentes de construção e divulgação de conhecimento científico. Dentro desse panorama, o tema da gastroenterologia além de ser comum a diversas disciplinas ao longo do curso (Sistema Orgânicos Integrados - SOI, Habilidades e Atitudes Médicas - HAM) é de ampla relevância no cuidado à saúde, assim, justificando o surgimento de uma liga relacionada diretamente a ele. Além disso, o meio é altamente propício ao surgimento da Liga Acadêmica de Gastroenterologia da UniRedentor (LAGASTRO), pois, somada à disponibilidade de diversos especialistas no tema dentro da UniRedentor, os laboratórios da instituição possuem um grande acervo passível de ser explorado e aprofundado. Por fim, a LAGASTRO também tem o intuito de suprir a necessidade de abordar assuntos tanto relacionados às patologias do trato gastro-intestinal como também temas associados à saúde dos estudantes, por exemplo; gastrite nervosa, causada por estresses e ansiedade; consumo de alimentos que são considerados fatores de riscos para a saúde gastrointestinal, como alto consumo de café. Com isso, servindo de meio para atender aos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão enquanto contribui para o fortalecimento da própria comunidade acadêmica da UniRedentor.
A Liga Acadêmica de Gastroenterologia da UNIREDENTOR tem por objetivo fomentar o conhecimento e ampliar o acesso às temáticas que tange às áreas da Gastroenterologia (patologias, diagnósticos clínico e complementar, tratamentos medicamentosos atuais) para os ligantes e também àqueles que se interessam pelo assunto.
› Raphael Smarçaro Gomes
Médico, CRM-RJ 1075730
São 6 membros da diretoria e 7 ligantes, atualmente, total de 13 ligantes.
› Renato Porto Barcelos
Presidente
› Luana Elen Calau Alves Marinho
Vice-Presidente
› Layse Corrêa Linhares
Secretário
› Lucas Cardoso Garnier Bucker
Dir. Financeiro
› Maria Júlia de Freitas Pessanha
Dir. Marketing
› Lavínia Paiva Furtado
Dir. Científico
A especialidade médica em ginecologia e obstetrícia está relacionada com o cuidado à saúde da mulher. Ela está inserida na saúde básica cujo objetivo é orientar a respeito da prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. O atendimento ginecológico e obstétrico abrange as mulheres desde a infância até a senilidade, executando atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e exames complementares, sendo este essencial à saúde da mulher. Nesse entendimento a Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LAGOR), pretende corroborar com educação pautada em conhecimentos teóricos que ultrapassam a grade curricular obrigatória de formação acadêmica. Além disso, proporcionar maior vivência aos ligantes com prática clínica, que trarão à formação médica um olhar mais criterioso para a prevenção e promoção à saúde da mulher.
I. Despertar o interesse pelo estudo de temas relevantes na área de Ginecologia e Obstetrícia. II. Iniciar e propiciar o desenvolvimento da vivência teórico-prática aos alunos em graduação na área de Ginecologia e Obstetrícia. III. Organizar e auxiliar na promoção de ações de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica. IV. Desenvolver o hábito de observação, registro e divulgação de informações coletadas. V. Proporcionar aos membros efetivos e diretoria a possibilidade de participação em projetos de pesquisa. VI. Estimular o acesso às publicações científicas da área de Ginecologia e Obstetrícia com ênfase na análise crítica a partir de reuniões periódicas. VII. Desenvolver grupos de estudo e discussões, palestras e cursos relacionados aos interesses da Liga. VIII. Fornecer a agenda anual de Cursos e Congressos na área de Ginecologia e Obstetrícia. IX. Proporcionar Contato com pacientes do(s) Hospital (is) Conveniado(s). X. Organizar e participar de cursos, palestras, jornadas, congressos, simpósios e outras atividades informativas relacionadas com as áreas de atuação do Centro Universitário UniRedentor.
› Marrathma Sepulveda Ribeiro
Médica com Especialidade em Ginecologia e Obstetrícia, CRM-RJ 52-84960 e RQE 37.206
São 6 membros da diretoria e 15 ligantes, atualmente, total de 21 ligantes.
› Victória Silveira Cardoso
Presidente
› Thais Coimbra Batista
Vice-Presidente
› Izadora Carvalho de Deus
Secretário
› Suéllen da Silva Lima Ribeiro
Dir. Financeiro
› Maria Bianca Santos Freitas
Dir. Marketing
› Brenda Fazollo Araújo
Dir. Científico
A Medicina de Família e Comunidade é uma área que oferece assistência à saúde continuada, integral e abrangente, tendo sempre o foco na família e na pessoa. Sendo assim, atende a população como um todo, independente de fatores como a idade e o sexo, prestando uma assistência permanente e contínua, abrangendo a prevenção, a cura e a reabilitação, tendo capacidade de resolver de 75 a 85% das queixas trazidas pela comunidade. A Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade (LAMEF) surgiu da necessidade de um aprofundamento dos estudos e aquisição de conhecimentos em Medicina de Família e Comunidade pelos alunos da UniRedentor, levando em conta o foco dado na instituição nessa área e nos princípios que ela representa. Propõe-se atividades que contribuirão para a sedimentação do conhecimento acadêmico dos integrantes sobre o tema e proporcionará maior engajamento dos discentes, ajudando na futura escolha da residência médica. Por fim, os estudos e atividades oferecidos pela LAMEF possuem a capacidade de incentivar nos alunos características imprescindíveis para os profissionais dessa área, como o espírito de equipe, a postura empática, atenta e disponível e a consciência da importância da relação médico-pessoa da continuidade do cuidado e da organização política e social das comunidades em que se trabalha.
Promover o ensino da Medicina de Família e Comunidade (MFC); Apoiar a vivência e integração dos alunos junto aos serviços de atenção primária à saúde (APS); Manter e promover intercâmbio de experiências entre os alunos, profissionais e usuários dos serviços; Refletir sobre situações problemas vivenciadas nos serviços e na comunidade; realizar revisões de estudos da área da atenção primária à saúde; Auxiliar a elaboração e execução de protocolos assistenciais; Promover atividades de educação permanente em saúde; Participar de projetos de pesquisa que possam contribuir com desenvolvimento científico; Realizar projetos de educação em saúde, de caráter interdisciplinar, que envolvam os trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. Promover ações em saúde que possibilitem a integração no eixo Ensino-Serviço-Saúde-Comunidade.
› Rozileia Silva Leonardo
Médica, CRM-RJ 52.95731-3 e com Residência Médica na especialidade Medicina de Família e da Comunidade
› Annabelle de Fátima Modesto Vargas
CRF nº 7.160
São 6 membros da diretoria e 11 ligantes, atualmente, total de 17 ligantes.
› Marcelo Augusto Carvalho Curvelo
Presidente
› Pietra Castro Saar
Vice-Presidente
› Maria Vitória Domingues
Secretário
› Lívia Batista Viana
Dir. Financeiro
› Annie Fernandes Atsbury
Dir. Marketing
› Diana Aparecida Rodrigues
Dir. Científico
Conforme a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM), um dos principais elementos da graduação em medicina é o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão. Baseado nisso, os principais temas discutidos ao longo da graduação médica são naturalmente incorporados na forma de ligas acadêmicas, que, além de serem focos de aprofundamento, servem como agentes de construção e divulgação de conhecimento científico. A importância da concretização dos objetivos pretendidos pela Liga Acadêmica de Medicina Forense se dá pela disseminação de informações pertinentes sobre o exercício da Medicina Legal para os alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Redentor. Além da oportunidade de aprendizado, os ligantes ainda podem se utilizar da experiência para terem um direcionamento de qual carreira seguir após a conclusão da graduação.
Despertar o interesse pelo estudo de temas relevantes de Medicina Forense (Medicina Legal e Perícias); Iniciar e propiciar o desenvolvimento da vivência teórico-prática aos alunos em graduação na área de Medicina Legal; Organizar e auxiliar na promoção de ações de caráter científico e social que visem o aperfeiçoamento da formação acadêmica; Desenvolver o hábito de observação, registro e divulgação de informações coletadas; Proporcionar aos membros efetivos e diretoria a possibilidade de participação em projetos de pesquisa; Criar o hábito do acesso às publicações científicas da área de Medicina Legal com ênfase na análise crítica a partir de reuniões periódicas; Desenvolver grupos de estudos e discussões, palestras e cursos relacionados com o interesse da liga; Realizar tarefas em âmbito comunitário visando aprimorar o conhecimento em situações de Medicina Legal, em acordo com as resoluções da UniRedentor; Fornecer a agenda anual de cursos e congressos na área de Medicina Legal; Proporcionar o contato dos ligantes e diretoria com cadáveres com fins de estudos e entendimento pericial, os quais são majoritariamente oriundos do instituto médico legal, Laboratório de Anatomia e hospitais de toda Rede de Saúde.
› Afrânio Simões Pessanha
Médico com Especialidade em Cirurgia Oncológica, CRM 52-56655-6 e RQE 31.437
São 6 membros da diretoria e 6 ligantes, atualmente, total de 12 ligantes.
› Ana Clara Teixeira Casarin de Oliveira
Presidente
› João Vitor de Moraes Monnerat
Vice-Presidente
› Alan José Tiradentes de Melo
Secretário
› Ademilson Saraiva Moulin Figueiredo
Dir. Financeiro
› Elaine Souza dos Santos
Dir. Marketing
› Cauã Belonia Terra
Dir. Científico
A Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM) tem como caráter promover ensino, pesquisa e extensão, onde através das ligas acadêmicas incorporar estas temáticas, promovendo a construção do saber dos universitários. A Medicina Integrativa diante deste panorama, vem a ser trabalhada como temática afim de elucidar aos universitários sobre a sua importância em estabelecer uma relação entre o paciente e o profissional de saúde de forma holística e incorpora todas as abordagens terapêuticas adequadas, para se obter o melhor cuidado em saúde.
A Liga de Medicina Integrativa tem por objetivo instigar os universitários a compreenderem sobre a temática, fomentar a busca do conhecimento e entender as diversas áreas que se incorpora a MI.
› Andréa Pereira Pimentel de Souza
Médica, CRM-RJ 52.84658.9
› Renata Monteiro Teixeira Pontes
CREFITO-2 057136-F
São 6 membros da diretoria e 9 ligantes, atualmente, total de 15 ligantes.
› Mariana Neiva
Presidente
› Júlia Câmara Caldeira Bastos
Vice-Presidente
› Thamyres Cotta e Silva
Secretário
› José Paulo Corrêa dos Santos
Dir. Financeiro
› Yasmin Rabelo Viana
Dir. Marketing
› Ana Liz Faria Bittencourt
Dir. Científico
A LAMINF foi criada devido a necessidade de passar um pouco do que é uma realidade em uma unidade de terapia intensiva, e agregar conhecimento de forma mais prática e visando a realidade de uma unidade de terapia intensiva
A LAMINF possui como objetivo principal a disseminação do conhecimento acerca das temáticas que envolvem a terapia intesiva, assim como todas as nuances interligadas a tais. Ademais, planeja-se ampliar as atividades práticas e o acesso ao paciente grave para os ligantes que desejam um maior aprofundamento na área, assim será possível uma associação da teoria com a prática.
› Hugo Valinho Francisco
Médico, CRM-RJ 52.75824-8
São 6 membros da diretoria e 10 ligantes, atualmente, total de 16 ligantes.
› Caio Wagner Togneri Salles Amaral
Presidente
› Rayssa Almeida Nogueira
Vice-Presidente
› Bruno Faria de Paula
Secretário
› Rodrigo Figueiredo Boniolo
Dir. Financeiro
› Luíza de Moura Mello
Dir. Marketing
› Vinícius Rodrigues Mendonça
Dir. Científico
Conforme a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM), um dos principais elementos da graduação em medicina é o tripé universitário: Ensino, Pesquisa e Extensão. Baseado nisso, os principais temas discutidos ao longo da graduação médica são naturalmente incorporados na forma de ligas acadêmicas, que, além de serem focos de aprofundamento temático, servem como agentes de construção e divulgação de conhecimento científico. Dentro desse panorama, o tema das neurociências além de ser comum a diversas disciplinas ao longo do curso (Histologia, Embriologia, Neuroanatomia, Fisiologia, Semiologia e etc.) é de ampla relevância no cuidado à saúde, assim, justificando o surgimento e manutenção de uma liga relacionada diretamente a ele. Além disso, o meio é altamente propício ao surgimento da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UniRedentor (LANEURO), pois, somada à disponibilidade de diversos especialistas no tema dentro da UniRedentor, os laboratórios da instituição possuem um grande acervo passível de ser explorado e aprofundado. Por fim, a LANEURO também tem o intuito de suprir a necessidade de abordar assuntos tanto relacionados às patologias neurológicas, como, também, temas associados a hábitos nocivos dos estudantes, como o uso de ritalina e a privação de sono, por exemplo. Com isso, a atividade da Liga serve de meio para atender aos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, enquanto contribui, diretamente, para o fortalecimento da própria comunidade acadêmica da UniRedentor, bem como da população, de maneira geral.
A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UNIREDENTOR tem por objetivo estimular e expandir o interesse dos ligantes pelos campos da Neurologia, Neurocirurgia e, também, da Neurociência, que são os três campos principais de atuação da liga. Nesse sentido, busca-se desenvolver, nos membros atuantes, o raciocínio clínico básico que envolve a neurologia clínica; o conhecimento inicial da neurocirurgia, por meio de atividades de cunho prático; além do prazer pelo âmbito da pesquisa, no que tange às inovações e novas percepções advindas da neurociência.
› Thainara Panisset Garcia
Médica com Especialidade em Neurologia, CRM-RJ 52.109307-0 e RQE nº. 37.797
São 6 membros da diretoria e 8 ligantes, atualmente, total de 14 ligantes.
› Éliton Aparecido Ferreira
Presidente
› Elisa Rodrigues Manhães da Silva
Vice-Presidente
› Lucas Campos Fanchiotti
Secretário
› Eduarda Maria Cetto Meira
Dir. Financeiro
› João Pedro Campos Lima
Dir. Marketing
› Luiz Othávio Huebra Póvoa Gomes
Dir. Científico
A liga de ortopedia e traumatologia visa aprender mais desta área afim de adquirir conhecimentos mais específicos desta especialidade e medica como as patologias, diagnostico, exames e tratamentos afim de fomentar os ligantes a fazerem esta residência medica, promovendo em conjunto com os ligantes artigos científicos, projetos de extensão.
Promover ações, palestras, simpósio, atividades práticas na área de ortopedia e traumatologia gerando conhecimento prático e teórico sobre essa especialidade, afim de fomentar o interesse dos integrantes da liga de ortopedia e traumatologia para que vejam se esta e a especialidade que desejam seguir.
› Pedro Henrique Murad Bichara
Médico, CRM-RJ 52.85507-3 e Residência Médica em Traumatologia e Ortopedia
› Raul Oliveira
CREFITO 2 - 159855 F
São 6 membros da diretoria e 10 ligantes, atualmente, total de 16 ligantes.
› Marcela de Sá Troise Bastos
Presidente
› Lázaro Xavier dos Santos Afonso de Menezes
Vice-Presidente
› Erick Thierry Dantier Paes
Secretário
› Matheus Pinheiro Schimidt
Dir. Financeiro
› Laura Lima Leal Oliveira
Dir. Marketing
› Eliseu Leite Andrade
Dir. Científico
De acordo com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM), um dos principais elementos da graduação em medicina é proporcionar o ensino, pesquisa e extensão. Contudo, as ligas acadêmicas possuem como proposta participar ativamente desse tripé, proporcionando conhecimentos mais profundos de acordo com cada especialidade, no qual, o aluno poderá se identificar e participar, mediante o processo seletivo que ocorre todos os anos, na instituição. Além disso, é uma possibilidade de abordarmos melhor o conhecimento da semiologia, anatomia, fisiologia e demais matérias de forma mais didática e direcionada. Portanto, além de proporcionar conhecimento aos participantes, as ligas possuem como objetivo, fortalecer a própria comunidade acadêmica da UniRedentor.
A Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia (LAOTO) tem por principal objetivo proporcionar o conhecimento e ampliar o acesso às temáticas que possuem relação direta com a área da Otorrinolaringologia.
› Alexandre Cury Martins
Médico com Especialidade em Otorrinolaringologia, CRM-RJ 573065 e RQE 34412
São 6 membros da diretoria e 8 ligantes, atualmente, total de 14 ligantes.
› Nathália Lanes Mourão
Presidente
› Elis Pinheiro Sad
Vice-Presidente
› Gustavo Henrique Silva Rocha
Secretário
› Lucas de Oliveira Araújo
Dir. Financeiro
› Beatriz Vidal de Castro Lobo
Dir. Marketing
› Gabriel Gaspar Vidal
Dir. Científico
A Liga Acadêmica de Pediatria - LAPED é uma iniciativa que se justifica pela necessidade de oferecer aos estudantes de Medicina uma formação mais completa em relação à pediatria. Embora o conteúdo teórico seja abrangente, muitas vezes a prática clínica não é suficientemente abordada em sala de aula. Assim, a Liga se propõe a oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar, de maneira mais prática, a atuação do médico pediatra, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional
O objetivo principal da Liga Acadêmica de Pediatria é aprofundar os conhecimentos dos estudantes em relação à pediatria, oferecendo atividades complementares às aulas regulares do curso. Dentre os objetivos específicos da Liga, destacam-se: I. Proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho do médico pediatra, por meio de atividades práticas em ambientes hospitalares ou ambulatoriais; II. Desenvolver habilidades e competências específicas na área da pediatria, tais como a realização de exames clínicos, a interpretação de exames laboratoriais, a prescrição de medicamentos e a orientação de pais e familiares; III. Estimular o estudo e a discussão de temas relevantes na área da pediatria, como doenças infectocontagiosas, aleitamento materno, vacinação, entre outros; IV. Incentivar a participação dos estudantes em eventos científicos relacionados à pediatria, como congressos, simpósios e jornadas.
› Daniel Marcio Amaral Ferreira do Valle
Médico com Especialidade em Pediatria, CRM-RJ 985350 e RQE nº 26.372
São 6 membros da diretoria e 15 ligantes, atualmente, total de 21 ligantes.
› Eduarda Lorenzini Savergnini
Presidente
› Alice Maria Terra Luquetti
Vice-Presidente
› Daniela Carvalho Rodrigues
Secretário
› Alice Cunha Martins
Dir. Financeiro
› Maíra Vieira Silva
Dir. Marketing
› Julia Matos Werneck Araujo
Dir. Científico
A Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas Médicas (ABLAM), um dos principais elementos da graduação em medicina é o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão. Baseado nisso, os principais temas discutidos ao longo da graduação médica são naturalmente incorporados na forma de ligas acadêmicas, tendo como objetivo principal o aprofundamento, servem como agentes de construção e divulgação de conhecimento científico. Dentro desse panorama, a Saúde da Mulher abrange e está presente em toda vida acadêmica, tais como, na Histologia, Embriologia, Anatomia, Fisiologia e principalmente na Semiologia (Habilidade e Atitudes Médicas-HAM) e é de ampla relevância para construção de um profissional médico diferenciado. Em vista disso, o meio é altamente propício à atividade da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher UniRedentor (LASMU), que somada à disponibilidade de especialistas multidisciplinares no tema, dentro do ambiente acadêmico, os laboratórios da instituição possuem um grande acervo a ser explorado. Por fim, a LASMU também tem o intuito de preencher as necessidades de abordagem de assuntos diversos relacionados à Mulher, de forma holística e não só sistêmica e curativa. Também será fomentada a Educação em Saúde, visto como meio de disseminação de boas práticas. Deste modo, visasse o serviço, como meio para atender aos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão enquanto contribui para o fortalecimento da própria comunidade acadêmica da UniRedentor.
A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da UNIREDENTOR tem por objetivo, estimular o conhecimento e ampliar o acesso às temáticas que tange às áreas de Saúde da Mulher, para os ligantes e também àqueles que se interessam pelo assunto e que tenham queiram compartilhar conhecimento/vivências.
› Larissa Rocha Barbosa Moraes
Médica com Especialidade em Ginecologia e Obstetrícia, CRM-RJ 917508 e RQE 29.655
› Renata Monteiro Teixeira Pontes
CREFITO-2 057136-F
São 6 membros da diretoria e 6 ligantes, atualmente, total de 12 ligantes.
› Vitória Viana Soares Barbosa Leal
Presidente
› Bianca Pecly Parente
Vice-Presidente
› Rachel Guimarães Silva
Secretário
› Júlia Perciano Scheffler
Dir. Financeiro
› Alanna Coutinho Rangel Abreu
Dir. Marketing
› Yasmim da Silva Peixoto
Dir. Cientíico
A LASMP foi criada devido a necessidade de se valorizar a saúde mental, não só no âmbito acadêmico, entre os estudantes de medicina, mas também no contexto social, visto que a saúde mental tem grande relevância dentro da manutenção do bem-estar dos indivíduos.
A LASMP possui como objetivo principal a disseminação do conhecimento acerca das temáticas que envolvem a Saúde Mental e a Psiquiatria, assim como todas as nuances interligadas a tais. Ademais, planeja-se ampliar as atividades práticas e o acesso ao paciente psiquiátrico para os ligantes que desejam um maior aprofundamento na área, assim será possível uma associação da teoria com a prática.
› Janine Leme Novaes
Médica com Especialidade em Psiquiatria, CRM-RJ 724807 e RQE 31.845
São 6 membros da diretoria e 17 ligantes, atualmente, total de 23 ligantes.
› Ana Laura Lopes Borges
Presidente
› Ana Luísa Costalonga
Vice-Presidente
› Luísa Lacerda da Silva
Secretário
› Thayene Oliveira Pinto
Dir. Financeiro
› Lara Ribeiro Melo
Dir. Marketing
› Renato Mataveli Ferreira Filho
Dir. Científico
A Constituição Federal de 1988 instituiu que as universidades de ensino superior deveriam associar em sua prática, o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão. Baseado nisso, as disciplinas lecionadas ao longo da graduação médica, vão naturalmente guiando e estimulando os acadêmicos a se associarem na forma de ligas acadêmicas, que servem como foco de aprofundamento. Dentro do panorama da medicina, o tema da semiologia além de ser comum a diversas disciplinas ao longo do curso é de ampla relevância no cuidado à saúde, assim, justificando o surgimento de uma liga relacionada diretamente a ele. Além disso, o meio é altamente propício ao surgimento da LARCS, pois, somada à disponibilidade de diversos especialistas no tema dentro da UniRedentor, a biblioteca e os laboratórios da instituição possuem um grande acervo passível de ser explorado e aprofundado. Por fim, a LARCS também tem o intuito de proporcionar um conhecimento teórico e prático para os estudantes, tornando a formação acadêmica mais ampla e humanizada, além de contribuir para o cuidado com a comunidade local.
Das finalidades da Liga Acadêmica de Raciocínio Clínico e Semiologia (LARCS) são: I. Estimular o estudo da semiologia médica para uma melhor formação profissional; II. Promover o raciocínio clínico nas mais diversas patologias e desenvolver uma abordagem mais resolutiva ao paciente; III. Proporcionar o desenvolvimento de produções científicas; IV. Integrar o acadêmico ao mundo das pesquisas e raciocínio científico; V. Organizar e participar de simpósios, palestras, ações sociais, congressos no âmbito da Medicina; VI. Vivenciar a prática médica e o contato com o paciente por meio de estágios.
› Bruna Passalini Gonçalves
Médica, CRM-RJ 957690
› Leonardo Cardinot Meira
Médico, CRM-RJ 1075020
São 6 membros da diretoria e 6 ligantes, atualmente, total de 12 ligantes.
› Matheus Pontes Hubner
Presidente
› Isabella de Almeida Garcia
Vice-Presidente
› Isabela da Silva Peixoto de Carvalho
Secretário
› Bernardo Callegari Cypriano
Dir. Financeiro
› Mariana Veloso Araújo
Dir. Marketing
› Bruno dos Santos Bastos Filho
Dir. Científico
Tendo em vista o objetivo da Faculdade de Medicina UniRedentor do grupo Afya em formar profissionais da saúde bem versados nas mais diversas áreas de atuação da Medicina, destaca-se a área de Traumatologia, Urgência e Emergência, uma vez que, a mesma se encontra amplamente presente no cotidiano da maioria dos médicos e passa por desafios por estar muito inserida no sistema público de saúde, que precisam ser superados. Além disso, a área supracitada se destaca por ser uma área da medicina que depende muito das habilidades técnicas dos médicos e sua eficácia em realizá-las com muita destreza e o mais rápido possível, o que interfere diretamente no prognóstico do paciente do Trauma. E para ensinar e exercitar esse treinamento e os demais temas e desafios contidos na Traumatologia, Urgência e Emergência se faz presente a Liga Acadêmica de Traumatologia e Emergência Médica (LATEM).
Para tal, a Liga Acadêmica de Traumatologia e Emergência Médica surge com o objetivo de ser um espaço acadêmico que proporcione contato e experiências com a traumatologia, urgência e emergência e seu impacto direto na saúde e no sistema em que a mesma está inserida, ressaltando a importância de desenvolver conhecimento acerca das ferramentas utilizadas na área, bem como técnicas, protocolos e multidisciplinaridade de equipe. Ademais, a liga em questão também terá como objetivo debate e produção de conhecimento científico e fomentação de discussões sobre os temas tratados. Isso será feito a partir de duas ações sociais, palestras quinzenais e a realização de um trabalho em forma de artigo científico, cuja produção envolverá todos os ligantes.
› Hugo Valinho Francisco
Médico, CRM-RJ 52.75824-8
› Pedro Henrique Murad Bechara
Médico e Especialista com Residência Médica em Traumatologia e Ortopedia, CRM-RJ 52.85507-3
› Genilson Gomes Carneiro Filho
CRM-RJ 520105027-3, Especialista com Residência Médica em Mastologia e Ginecologia e Obstetrícia
São 6 membros da diretoria e 19 ligantes, atualmente, total de 25 ligantes.
› Pâmela Carvalho Teixeira
Presidente
› José Augusto Silva Provinciali
Vice-Presidente
› Luciene dos Santos Peixoto Lontra
Secretário
› Sofia Soares Borges Campos
Dir. Financeiro
› Alice Cabral Araújo
Dir. Marketing
› Samuel Santos Alves
Dir. Científico